9 de agosto de 2010

Táctica vs Jogadores

Ao contrário daquilo que aconteceu nos últimos jogos da pré-época, Jorge Jesus decidiu apostar na táctica que nos deu o título, o 4x1x3x2, e utilizou na equipa titular os jogadores que já estavam familiarizados com este sistema, à excepção do Roberto.

Então, como é que foi possível que tenhamos jogado tão mal!?

Na minha modesta opinião de treinador de bancada, o onze que entrou em campo estava a milhas da qualidade do onze-tipo da época passada...

Na baliza jogou o Roberto em vez do Quim, e não notei grande diferença. No primeiro golo não teve qualquer culpa, mas eu gostaria muito que fosse possível ao Roberto realizar defesas "impossíveis" ao estilo de outros grandes guarda-redes que envergaram a nossa camisola.

Na lateral direita, o Rúben fez o papel de Máxi e desempenhou-o mal, muito mal. O Rúben não é lateral e só na falta de soluções credíveis para aquele lugar, é que devemos recorrer à polivalência do Rúben. Se juntarmos a má forma física do jogador, então o resultado foi aquilo que todos vimos.

Na lateral esquerda apareceu o Peixoto e foi o defesa que menos errou neste jogo. Mas se a defender esteve razoavelmente bem (poucas vezes o hulk passou por ele), a atacar esteve péssimo. Muitos passes falhados e sem velocidade para enfrentar no um-contra-um os seus adversários. Este lugar pertence ao Fábio, ponto final!

Na zona central, jogou a nossa melhor dupla de defesas centrais, mas que teve um desempenho fraco... O destaque negativo vai para o Luisão, pois faltou-lhe quase tudo: liderança, tranquilidade, forma física e discernimento. Também é de criticar a atitude do David quando pregou uma rasteira a um adversário e que lhe poderia ter custado a expulsão.

No nosso meio-campo defensivo, apostou-se no Airton que tem vindo a fazer uma excelente pré-época. Mas as coisas também não lhe saíram bem... Falhou passes, perdeu muitas vezes no "choque" com o adversário, e não se posicionou com a excelência que é necessária para quem desempenha aquela função.

Na meia-direita, surgiu o Martins, um jogador de características completamente diferentes das de Ramires. A nossa ala direita transformou-se numa avenida para os nossos adversários. Foi aqui que perdemos o jogo. O Martins não é um médio "box-to-box" e dá pouco apoio defensivo. Se não temos o Ramires, então a alternativa passa pelo Rúben. Eu acreditava que o Martins iria desequilibrar o jogo a nosso favor se aposta tivesse sido no 4x3x3, o que não veio a acontecer.

Na meia-esquerda, jogou o Fábio numa posição que não lhe é nada estranha, faltou-lhe sim um outro Fábio que o apoiasse e que ajudasse a criar os desequilíbrios necessários. Foi dos melhores do Benfica, mas mesmo assim, a sua exibição foi meramente satisfatória.

O Aimar apareceu na sua posição habitual, mas fez um jogo aquém das expectativas. Foi muito marcado em cima e devido à desorganização no nosso meio-campo, acabou por não haver uma alternativa ao argentino, que provavelmente passaria pelo Martins e/ou Saviola.

Na frente, jogou uma dupla que nos deu muitas alegrias, mas que desta vez não teve sucesso, muito por culpa do pouco jogo de qualidade que chegou à sua área de acção. O Cardozo foi completamente "secado" pelos centrais, mas o Saviola (o melhor do Benfica em campo) ainda conseguiu criar algumas situações de perigo, graças à sua inteligência na leitura de jogo e capacidade técnica.

Resumindo, apresentámos um meio-campo deficitário e os outros sectores foram "contagiados" devido a esse facto. Ao não conseguirmos "transportar" o jogo para a frente, apostou-se no futebol directo, cujo resultado foi e é quase sempre, deficitário. As alas estiveram bastante mal e a intranquilidade dos jogadores foi notória, ao ponto de quase nos ter custado algumas expulsões que poderiam hipotecar os jogos que temos pela frente...

Falar agora é fácil, quando sabemos o resultado das opções tácticas... Eu compreendo as opções do nosso treinador em querer apostar nas rotinas da época passada, mas isso levanta a questão:

Devem os jogadores moldarem-se à táctica ou deve a táctica moldar-se aos jogadores!? Eu defendo a segunda opção! O Benfica deste ano ainda não tem as soluções ideais para compensar as saídas do Di Maria e Ramires.

Apesar de estar insatisfeito com a derrota (para não dizer que estou lixado com "F maiúsculo"), continuo a acreditar nesta equipa e sobretudo neste treinador. Devemos ser sempre exigentes e devemos ser críticos quando as coisas não estão bem, mas nunca podemos virar as costas ao nosso Benfica e quem o representa!!! Já passámos por situações bem piores e ainda aqui estamos! Há um tempo para tudo... Deixemos de histerismos e de querer mudar tudo e mais alguma coisa, sempre que se perde um jogo...

Sempre contigo, Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário