1 de setembro de 2010

Acabou o tormento…

Parece evidente que a comunicação do Benfica não funcionou de forma tão eficaz este ano como o havia feito no ano anterior. Estava verdadeiramente incomodado com a quantidade de jogadores diariamente apontados ao Benfica. Ainda bem que este período de transferências terminou. Sabemos definitivamente qual o nosso plantel.
Olhando ao que se passou neste período de transferências sou assolado por um misto de sensações.
Por um lado a alegria de perceber que o núcleo duro da equipa campeã se manteve. Não era fácil segurar David Luiz, Coentrão, Javi Garcia ou Luisão. É bom perceber que Cardozo se manteve e que, apesar do extraordinário mundial feito, conseguimos manter Maxi Pereira.
Em relação às saídas nada a apontar. Saíram os dois que eram manifestamente impossíveis de guardar mais tempo. Um (Di Maria) por querer voos superiores e outro (Ramires) pelo facto de termos uma posição negocial fragilizada.
Quanto às contratações é que as coisas não parecem ter corrido tão bem.
Estou muito satisfeito com Jara e Gaitan. Fui dos que achava necessário adquirir um guarda-redes. Ser ou não feliz numa contratação é algo que nunca se pode garantir à partida. Roberto tem pinta de guarda-redes e só o questionamos porque o valor pago pelo seu passe serviu como força de pressão até agora insustentável pelo atleta. Jara e Gaitán parecem jogadores que darão muito ao Benfica. Atrevo-me a comparar Jara a Lisandro e aposto que em 2 anos estaremos perante um grande jogador. Gaitan parece ter lugar no 11 do Benfica e a verdade é que desde que entrou no Benfica nunca piorou de um jogo para outro. O processo evolutivo do jogador faz pronunciar uma grande contratação. Dito isto falta saber o que renderá Salvio enquanto substituto de Ramires uma vez que em caso de grande necessidade Coentrão poderá ser o “abre-latas” da esquerda. Não sou influenciável pelas costumeiras bazófias de Luís Filipe Vieira e até entendo porque as profere. A mobilização de tamanha massa adepta assim o exige. A força negocial do clube assim o impõe. É evidente que ao proclamar que só venderia pela cláusula de rescisão Vieira mais não fazia do que colocar pressão do lado do comprador sinalizando o poder do Benfica na mesa das negociações. Percebemos, nós os benfiquistas sãos, que seria muito difícil resistir ao pelo vindo de Madrid por Di Maria e nesse sentido qualquer pessoa de bom senso entenderia a venda feita. Houve muitos clubes a dar 40 milhões este defeso? Dito isto importa dizer: Só entendo a contratação de Rodrigo como contrapartida no negócio Di Maria. Deixa-me pior que estragado pensar que um clube como o Benfica dá 6 milhões por um atleta que é imediatamente emprestado. Não percebo Fábio Faria associado à dispensa de Miguel Victor. Faria dificilmente será lateral esquerdo ao nível que o Benfica exige e como central julgo não ser melhor do que o “nosso” Miguel. Outras duas coisas que não entendo: O Benfica sabia que Ramires ia ser transferido. Se o adepto comum o podia pressentir então a direcção tinha mais do que obrigação de ter certezas nesta matéria. Não entendo como não foi acautelada em tempo a substituição de Ramires. Será Salvio? Oxalá… Por último permitam que lamente aquele que foi para mim o pior erro do defeso. Emprestar Urreta não me entra na cabeça. Por mais voltas que dê sempre vi naquele atleta o jogador que substituiria Di Maria e por isso não entendi o empréstimo para a América do sul e muito menos entendo este último empréstimo. Devo por último dizer que teria emprestado para o nosso campeonato o Filipe Menezes. Tem talento mas precisa de jogar para se afirmar como alternativa.
Concluindo: Não me parece ter sido bem coberta a saída de Ramires. A estratégia de comunicação falhou. Jara e Gaitan são excelentes contratações.
Sendo realista acho que perante o plantel que fica poderemos fazer uma figura digna na Champions League. Mas devemos apontar definitivamente e sem hesitações ao principal objectivo na minha modesta opinião: O Bi-campeonato. Agora que já podemos dormir em paz, sem saber quais serão os próximos 5 guarda-redes anunciados pelo Record, vamos todos apoiar a equipa e dizer bem alto:
Carrega BENFICA!!!

3 comentários:

  1. Só resta questionar onde foi parar o melhor marcador da liga turca!

    Vai ficar a treinar à parte? Porquê é que não se chegou a um acordo com os vários clubes interssados?

    ResponderEliminar
  2. Para mim tem lugar neste plantel e para treinar à parte deveria ter sido inscrito!

    ResponderEliminar
  3. Concordo em grande parte com aquilo que o Quiebro escreveu...

    Sinceramente eu não estava preocupado com as notícias que indicavam ofertas milionárias pelo David e o Fábio... Acho que houve muita especulação... Nenhum clube oferece 25 milhões por um lateral adaptado, jovem, com pouquíssimas internacionalizações, que "explodiu" na época anterior e/ou que tenha feito um excelente mundial. Também não acredito que tenham feito ofertas de 30 milhões por um central que só se tornou internacional canarinho há pouquíssimo tempo.

    A saída do Di Maria era previsível e o Gaitán foi contratado atempadamente para o substituir, mas na pré-época rapidamente se percebeu que as características dele são bem diferentes das do Di Maria, apesar de lhe reconhecer qualidades acima da média.

    Infelizmente a saída do Ramires, trouxe um problema ao Benfica... Era urgente arranjar um substituto com características idênticas, e falhámos nesse aspecto. O Salvio é uma excelente promessa e é um jogador de desequilíbrios, enquanto necessitávamos era de um jogador de "equilíbrios" para aquela posição especifica.

    Falhámos também a contratação de um lateral esquerdo. Fábio Faria e o Peixoto não são substitutos que nos dêem garantias.

    Quero acrescentar ainda, que sou bastante critico à vinda de jogadores emprestados. O passado já devia ter ensinado aos nossos dirigentes que devemos evitar este tipo de negócios: Jankauskas que fez uma época positiva e depois foi para o porto, o mesmo aconteceu com o "cebola". Depois tivemos o Miccoli que após uma primeira época marcada por lesões, acaba por fazer uma excelente 2ª temporada e o resultado foi a sua venda ao Palermo por parte da Juventus. Ainda tivemos o Suazo que nunca rendeu o esperado e o Reyes (empréstimo similar ao do Salvio) que deixou saudades e depois não foi possível cocretizar o seu regresso.

    Jorge Jesus criou um modelo de jogo bastante competitivo e penso que devíamos apostar nele. Mas quando saem jogadores que eram titulares, é imperativo que se arranjem alternativas similares. Se isso não acontecer, então é melhor arranjar uma alternativa ao modelo inicial...

    Concluindo, o Benfica falhou gravemente nesta pré-época e perante o cenário que está montado no futebol português, é claro que pagaremos bem caro os erros que vínhamos a cometer, e já cometemos bastantes até ao momento...

    ResponderEliminar