13 de julho de 2011

Estágio na Suiça (balanço)...


Chegou ao fim o estágio em terras helvéticas. Agora já posso fazer um resumo tendo em conta os 270 minutos jogados...

Nem o maior pessimista adivinharia o mau desempenho da nossa equipa, e podia ter sido pior se tivéssemos defrontado o Nice em vez daquele misto de jogadores de Friburgo.

Os jogadores apresentaram índices físicos muito débeis, que até é normal nesta fase, mas a incapacidade dos jogadores formarem uma equipa minimamente competitiva, isso sim... Assustou-me! Notou-se enorme confusão entre a táctica e os jogadores, e isso reflectiu-se nas fracas exibições sobretudo nos dois últimos jogos.

Se Jorge Jesus quer continuar a apostar na táctica que levou-nos ao titulo em 2010, tem de ter os melhores jogadores possíveis e rotinados para as posições das quais estamos carentes, caso contrário repetiremos o insucesso da época passada.

Correndo o risco de cometer alguma injustiça, os três jogos realizados já conseguiram revelar alguns aspectos a ter em conta:
  • Bruno César não tem capacidade de jogar nas alas, mas mostrou bons pormenores quando actuou no centro do terreno.
  • Matic não é médio defensivo e não vejo lugar para ele no 4x1x3x2. Se o Benfica jogasse num 4x3x3, acredito que se tornaria numa opção bastante válida.
  • Roderick está sobrevalorizado, e isso é algo que eu digo há bastante tempo.
  • O Benfica quando esteve em campo dividiu-se em dois grupos, um grupo de jogadores que só defende e outro grupo de jogadores que só ataca, e isso já vem da época passada.
  • O nosso técnico tem aproveitado as segundas partes dos jogos para experimentar uma ou mais tácticas diferentes, mas não experimentou uma que até podia ser útil (4x3x3).
  • Saviola apresentou melhorias fisicas, mas continua desinspirado na hora de finalizar.
  • Gostei de ver o Nolito e o Pérez, mas se não jogarem num 4x3x3 terão de melhorar os aspectos defensivos.
  • Jara está em grande forma e o Urreta justificou a falta que fez na época passada.
  • Enquanto o Miguel Vitor tem feito o suficiente para se manter no plantel, o Jardel e o Roderick fazem o contrário.
Por muito que se queira desvalorizar os resultados obtidos na pré-época, eu continuo a dar-lhes grande importância... Se acumularmos vitórias, troféus e boas exibições nesta fase a equipa entrará nas competições oficiais moralizada e com a massa adepta confiante e empenhada, e todos juntos estaremos motivados para defrontar as forças que nos querem derrubar... Mas aquilo que temos visto é o inverso... As más exibições e as constantes indefinições, criaram desconfiança nos adeptos encarnados ao mesmo tempo que motivaram os nossos adversários/inimigos. O foco da atenção está centrado no nosso clube, enquanto os outros podem fazer a pré-época com tranquilidade...

É inaceitável que ao dia de hoje ainda não tenhamos um lateral esquerdo contratado, ainda para mais quando já se adivinhava a saída do Fábio... Esperar pelo desfecho da eliminatória de acesso à Champions, para posteriormente se contratar os jogadores necessários é repetir erros já cometidos no passado... O Benfica arrisca-se novamente a terminar a pré-época em Outubro com uma desvantagem pontual no campeonato face ao adversário mais directo.

Para terminar, o nosso treinador disse que o estágio acabou por ser positivo... Vá lá... Haja alguém que pense assim...

Aproveito e deixo um conselho ao nosso técnico: Um jogador só por ter 1,84m de altura não o impede de ser bom defesa (Miguel Vitor), como também, um jogador lá por ter 1,94m não faz dele um bom médio defensivo (Matic).

2 comentários:

  1. Nunca consigo perceber o porquê de jogadores que têm de provar que merecem ficar no plantel principal, se mostrarem na pré época com indices fisicos muito débeis.
    Não seria mais lógico perderem 2 horas da parte da manhã no perído de férias, para se prepararem para uma pré época e mostrar o seu valor!?

    A meu ver os únicos pontos positivos foram os regressos de Miguel Victor e o grande Urreta, tenho tb bastante curiosidade em ver como o Bruno Cesar se vai adaptar.

    Acho que a bandeira deste post deveria ser trocada pela da Cruz Vermelha :)

    ResponderEliminar
  2. "Acho que a bandeira deste post deveria ser trocada pela da Cruz Vermelha :)"

    Acredita que isso me passou pela cabeça!

    ResponderEliminar