17 de julho de 2011

Torneio do Guadiana

Mais uma vitória no torneio do Guadiana...torneio que já vencemos por cinco vezes!
Mas atenção...apesar de ser bom para dar confiança à equipa...estes dois jogos não passaram de jogos de preparação...onde Jorge Jesus teve oportunidade de fazer (muitas) experiências...e de certo conseguiu chegar a conclusões quanto a jogadores a dispensar!

Tivemos pela frente dois adversários mais complicados...mas tanto na sexta-feira como hoje...mostrámos ser superiores e a vitória no torneio surgiu com alguma naturalidade.

Do jogo de sexta-feira (apesar de não ter conseguido ver o jogo completo!) gostaria de deixar aqui alguns destaques:

1º - Artur - Sempre seguro, fez 3/4 defesas difíceis...mostrou ser o principal candidato para defender a nossa baliza (mesmo com a presença de Eduardo!).
2º - Gaitán - Mostra já boa condição física e completamente adaptado ao nosso futebol. Penso que este ano será o ano de Gaitán...principalmente para aqueles que ainda têm dúvidas do seu valor.
3º - Nolito - Agradável surpresa...rápido...e a jogar em equipa! Mostrou raça e que não dá nenhum lance como perdido. Penso que ao longo da época, vai evoluir bastante.
4º - Jara - O que dizer de Jara?!? Já na época passada monstrou...mas esta época vai comprovar: é jogador à Benfica!!

Em termos defensivos não destaco ninguém em especial...pois jogámos com quatro jogadores que muito dificilmente serão titulares naquelas posições...sendo o Miguel Vitor sem dúvida alguma uma opção muito válida quando não pudermos contar com Luisão ou Garay.
Bruno César e Enzo Pérez não me impressionaram especialmente. Quando se adaptarem e jogarem mais simples as coisas irão correr bem melhor.

Quanto ao jogo de hoje (que consegui ver de início ao fim!) devo dizer que fiquei bastante agradado com a primeira parte (apesar do desacerto no ataque...e de termos ido para o intervalo a perder!) do Glorioso do meio campo para a frente! Se as coisas já não estavam fáceis com Miguel Vitor...depois da sua saída...as coisas pioraram bastante!
Gostei das belas combinações entre Gaitán, Jara e Saviola (que subiu bastante em relação ao primeiro jogo!) e de alguns pormenores do Enzo Pérez.

Na segunda parte continuamos a fazer um jogo bastante agradável e houve um jogador que me conseguiu impressionar...não só pelas bolas que recuperou...mas principalmente pela forma física demonstrada: Matic! Parece-me uma bela alternativa para quando não tivermos Javi Garcia (para mim o nº6 indiscutível do Benfica).
Mais uma vez destaco o Artur...mais uma bela exibição com algumas defesas de grande dificuldade. Quanto a Urreta...será desta que o "aproveitamos" e não o fazemos rodar mais um ano??
Por fim um breve apontamente para os 15 minutos de Wass...pareceu-me bastante calmo...e com mais estofo do que André Almeida para a posição e para a equipa.

No geral foi um torneio bastante positivo, não tanto pelos resultados...mas principalmente pelas boas indicações dadas por alguns jogadores e por ter ficado provado que Jorge Jesus este ano vai ter boas "dores de cabeça" a fazer a equipa do meio campo para a frente.
Em relação à defesa...esta semana vai ser fundamental para definir quem vem, quem fica e quem vai...mas uma coisa é certa...é urgente contratar jogadores competentes para todas as posições! Confio nas pessoas que estão à frente do Clube...e tenho a certeza...que teremos uma equipa competitiva para atacar todas as competições.

Quarta-feira temos mais Benfica!!

Carrega Benfica

1 comentário:

  1. Na minha opinião, o Pérez esteve bem e revelou-se uma boa surpresa, apesar de ter algumas dificuldades nas tarefas defensivas...

    Na 2ª parte frente ao PSG e na 1ª parte frente ao Anderlecht, o nosso treinador apostou no 4x4x2 clássico. Pode parecer uma coisa sem grande importância, já que a táctica pré-definida é o 4x1x3x2, mas foi jogando nesse 4x4x2 que vi o Benfica a jogar como uma equipa, conseguiu pressionar alto e mostrou bom futebol (excluo os processos defensivos). O Matic e o Witsel no meio-campo trouxeram um equilíbrio que pouco tinha visto quando jogámos noutra táctica.

    Mas este 4x4x2, obrigaria a outro tipo de trabalho para jogadores como o Javi, Aimar e Cardozo e receio que o seu desempenho seja pior.

    ResponderEliminar