4 de setembro de 2011

Dias intensos...

Os últimos dias têm sido intensos no nosso departamento de futebol. Com a aproximação do fecho das inscrições havia o perigo da saída inesperada de algum jogador que fosse peça fundamental na estratégia planeada pelo nosso treinador. Felizmente isso não aconteceu! Já bastou o Ramires na época passada!

Mesmo assim, saíram três jogadores por empréstimo e o futuro dirá se a opção feita foi a mais correcta ou não. Falo de Carlos Martins, Jara e Urreta. Se a saída dos dois primeiros ainda se compreende, mas a do uruguaio acho que foi precipitada (mais uma vez).

A 18 de Junho, Jorge Jesus disse na ABola:


Se eu percebi bem, o nosso treinador dá a entender que Urreta fez falta. Se bem me lembro, no início desse campeonato grande parte da comunidade benfiquista criticou esse empréstimo e o futuro deu-nos razão. E agora a história repete-se…

Se há outra coisa que gera consenso entre os benfiquistas é a falta de alternativa ao Maxi. Vamos enfrentar 4 meses de competição intensa só com um lateral direito de raiz!? É incompreensível…

Mas há mais, o Jardel tem vindo a demonstrar um rendimento muito aquém do exigível e talvez necessitamos de um central de melhor qualidade, já que o Miguel Vitor ainda não convenceu Jorge Jesus. A lesão mais recente do Garay foi um alerta ao qual se devia ter dado mais atenção.

Penso que também é preciso um extremo que desse profundidade ao ataque e que fosse um desequilibrador nato. O Urreta podia fazer esse papel, já que Bruno César não é um extremo e o Enzo ainda tem de se adaptar.

Depois veio o caso Capdevila e as declarações de Jorge Jesus.

Quando ouvi que o nosso treinador contava com o César Peixoto para a lateral esquerda, mas este não aceitou (atitude condenável e que devia ser punida) ia tendo um ataque. Se o César Peixoto fez 3 ou 4 bons jogos como lateral na época passada, foi muito! A insistência no português é revelador que algo não está bem na mente do treinador e a inscrição à última hora lembra-me a inscrição do Luís Filipe em 2010. De dispensado a opção válida, outra vez!!!??? Ultimamente o Jorge Jesus tem tido opções que nem aos mais optimistas são compreensíveis…

Nenhum jogador é dono do lugar, nem mesmo um campeão do Mundo e da Europa! Parece claro que Jorge Jesus não queria o Capdevila. Então quem é o responsável pela aquisição!? Quem manda no futebol encarnado!!!??? É esta a exigência que tanto se falou no final da época transacta!?

Feita a escolha dos jogadores, só vejo 3 tácticas possíveis a utilizar: “4x2X3X1”; “4x3x3” e “4x4x2 clássico”. Voltar a apostar no 4x1x3x2 é insistir num erro e esta época já nos custou 2 pontos.

Para terminar deixo dois pensamentos ao nosso treinador:
  • "Um bom ataque ganha jogos, uma boa defesa ganha campeonatos"
  • "Aqueles que não conseguem se lembrar dos erros do passado estão condenados a repeti-los." (George Santayanna)

Agora só nos resta apoiar, mas confesso que continuo muito apreensivo…

Carrega SLB

2 comentários:

  1. Sera por causa das eleicoes? Sera por causa dos direitos televisivos? A falta de Roberto este ano pegou o ataque ao Jesus. Benfiquista que se preze tem que cuspir no prato. Bora la malta assobiar ao primeiro empate. E pluribus desestabilizamos!!

    ResponderEliminar
  2. Desestabilizar!?

    Mas não devemos discutir o que se passa dentro do nosso clube!? Ou devemos ser uma cambada de carneiros que só tem de seguir o "pastor", tal e qual como se passa no clube da corrupção!?

    Ninguém pode ser imune à critica, mas a mesma deve ser sempre construtiva...

    Jorge Jesus tem tomado decisões bastante questionáveis nos últimos tempos e isso é inegável. Eu tento é perceber quais as suas razões!

    ResponderEliminar