21 de agosto de 2010

Chega!

Quem tiver oportunidade de ler este blog verá que tenho defendido desde sempre o guarda-redes do Sport Lisboa e Benfica. Defendo Roberto como defendo qualquer outro jogador que vista a camisola do Benfica.
Mas acima de Roberto ou de qualquer outro está o clube. Ninguém está acima do Benfica. Sejamos claros: roberto subtrai neste momento qualidade ao Benfica. Não há lance que se passe na área em que não se sinta uma grande desconfiança em relação a quem defende as redes.

O Benfica hoje perdeu por culpa de Roberto. Não tenho dúvidas.

A equipa jogou muito melhor do que havia feito contra a Académica. Já o tinha dito e não me enganei: A condição física começa a sedimentar-se e os jogadores começam a apresentar outro futebol.
A falta de concretização foi algo que prejudicou intensamente a equipa no jogo de hoje. Mas a equipa não pode sobretudo sofrer golos com a regularidade com que os tem sofrido.

A equipa do Benfica foi claramente superior ao Nacional em todo o jogo. Não podemos é sofrer um golo de cada vez que o adversário se chega ao nosso reduto. O Nacional não tem um lance de perigo em bola corrida. Não tem um remate perigoso. Faz dois golos em duas falhas individuais e isto não pode continuar. Já várias vezes afirmei: O plantel tem mais guarda-redes que trabalham diariamente para merecer uma oportunidade. Está na hora de proteger Roberto e colocar Moreira. No Benfica não pode haver fogueiras para onde se lançam os jogadores mas também não podem haver lugares cativos.

A minha apreciação:

Roberto - 3 - Articula o razoável com mau a uma velocidade desconcertante. O segundo golo é absolutamente ridículo. Tem de dar urgentemente lugar a Moreira.

Maxi - 5 - Excelente primeira meia-hora. O super Maxi está a começar a dar sinais de vida. Apagou-se naturalmente com o desenrolar do jogo e acabou por sair quando a ordem era já para atacar. Jogador em clara recuperação.

Luisão - 6 - Que saudades… Voltou em boa hora.

David Luiz - 6 - Sem a exuberância do costume nas saídas para o ataque mas seguro a defender.

Fábio Coentrão - 7 - é de longe o melhor jogador do Benfica neste momento. Disponibilidade física a léguas dos companheiros. Bem tecnicamente e é dos poucos com capacidade de improviso.

Javi Garcia - 6 - Está a melhorar de jogo para jogo. Já não se sente o meio campo vacilar e as compensações defensivas começam a surgir com naturalidade.

Gaitán - 5 - Primeiro jogo do argentino e quanto a mim a um nível aceitável. Não deslumbrou e vê-se que amarrado à esquerda não aceita andar. Tem bons promenores e penso que vai ser um jogador útil ao Benfica.

Amorim - 5- A disponibilidade física aumentou substancialmente em relação à semana passada. A primeira meia hora foi muito interessante no lado direito. Maxi e Ruben conhecem-se bem e prometem combinar em qualidade.

Aimar - 5 - Não foi o mago mas fez coisas interessantes. Nunca foi garnde finalizador mas a um médio centro do Benfica exigem-se mais golos.

Saviola - 6 - Luta, tem magia e inventa espaço. Só não marcou porque Bracalli não deixou.

Cardozo - 3 - Inacreditável o jogo de Cardozo. É também ele culpado no primeiro golo do Nacional. A falha de marcação parece-me de Cardozo. Anda alheado e espero que o terceiro anel não perdoe a falta de entrega que o paraguaio revela. Precisa de banco. Urgentemente!!!

Jara - 4 - Não trouxe nada de novo a equipa. É dinâmico e irrequieto mas por vezes corre o risco de ser inconsequente.

Martins - 6 - Grande golo e a entrega a que já nos habituou.

Nuno Gomes - Sem tempo para demonstrar o que quer que fosse.


Uma palavra final para o árbitro: Com benfiquistas deste estávamos bem amanhados. Se é realmente do Benfica faça um favor: Não apite jogos nossos. Mais um pénaltie claro por assinalar a favor do Benfica. Permissividade aflitiva em relação àquelas faltas miudinhas que só servem para matar a dinâmica do Benfica logo no passe de saída para o ataque.

Uma dúvida: Há alguma lei que proíba assinalar grande penalidade a favor do Benfica?

1 comentário:

  1. "Uma dúvida: Há alguma lei que proíba assinalar grande penalidade a favor do Benfica?"

    Esta época parece haver.
    2 jogos e meia dúzia de penaltis por assinalar a favor do Benfica, é muita fruta. Ou será chocolate?
    Ou ambos............... Mais cafézinho............

    ResponderEliminar