20 de setembro de 2010

Carrega CARDO$O!!!

Parece que há outro "Cardoso" em destaque, mas por outros motivos...

"Tribunal ouve Nuno Cardoso sobre permuta de terrenos"

Começa hoje o julgamento, nos Juízos Criminais do Porto, da polémica permuta de terrenos entre a Câmara do Porto e o Futebol Clube do Porto, no âmbito do Plano de Pormenor das Antas (PPA).

O antigo presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, é o mais mediático dos arguidos e o que pode ser mais penalizado porque, à data, detinha um cargo público. Incorre numa pena de prisão até cinco anos e multa de 50 a 100 dias.

São também arguidos Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente, administradores da SAD do Futebol Clube do Porto, bem como os técnicos avaliadores da autarquia José Almeida Lopes e Liberto Reis Pinto, pelo crime de participação económica em negócio.

O conjunto de arguidos está acusado de lesar o erário público em 2,5 milhões de euros. Inicialmente pronunciado, José Rafael Dias afinal não vai a julgamento. Isto porque, ao contrário da convicção anterior, não fazia parte da equipa de técnicos avaliadores da câmara.

Neste julgamento está em causa a permuta imobiliária que, em 1999, envolveu o FC Porto - comprador da posição negocial da família Ramalho num terreno das Antas - e a câmara, dona de algumas parcelas no Parque da Cidade. Para os dois terrenos foi fixado o mesmo valor (quatro milhões de euros), mas o Ministério Público concordou com os peritos da Inspecção-Geral de Finanças, para quem as parcelas das Antas deveriam ser avaliadas pelo que eram (zona desportiva) e não pelo que viriam a ser (área de construção).

Esta diferença faria descer o valor dos terrenos, integrados na área no PPA, de quatro para 1,5 milhões de euros.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1666508&seccao=Norte


É o mesmo Cardoso que já foi condenado (com pena suspensa) por beneficiar o Boavista...

"Nuno Cardoso condenado a três anos de prisão com pena suspensa"

O antigo presidente socialista da Câmara do Porto Nuno Cardoso foi condenado, ao início desta tarde, a três anos de prisão com pena suspensa por crime de prevaricação. A pena deve-se ao facto de, em 2001, Nuno Cardoso ter assinado um despacho que perdoou uma coima ao Boavista por o clube portuense se encontrar a construir sem licença.

O juiz do tribunal de São João Novo aludiu a uma “teia” entre o poder autárquico e os clubes de futebol e apresentou a sanção como um exemplo contra o sentimento de impunidade que muitos cidadãos descrevem. “Que tudo isto sirva para um alerta de consciências”, afirmou. Este caso seria também motivo para perda de mandato, mas tal não foi equacionado pelo tribunal uma vez que Nuno Cardoso não se encontra, neste momento, a exercer um cargo público.

Na reacção à sentença, Nuno Cardoso prometeu recurso para o Tribunal da Relação e disse estar mais preocupado com a justiça divina do que com a dos homens, apesar de respeitar esta última. O ex-autarca voltou a insistir que não se lembra do despacho em causa e a única explicação “plausível” que encontra para a sua existência é a de o director da Polícia Municipal do Porto de então lhe ter levado o despacho e lhe ter “ditado” o texto de arquivamento.

O antigo presidente da Câmara do Porto que sucedeu ao também socialista Fernando Gomes explicou que, nos últimos oito anos, manteve-se em silêncio enquanto eram lançadas “calúnias” e “poeira” sobre o seu nome. Mas, agora que o tribunal pronunciou esta sentença, Nuno Cardoso anunciou aos jornalistas o seu regresso à vida pública. “Estou de volta à política”, proclamou, mas foi enigmático e - apesar da insistência dos jornalistas –, não desvendou como se concretizará esse regresso.

http://www.publico.pt/Local/nuno-cardoso-condenado-a-tres-anos-de-prisao-com-pena-suspensa_1387987


Desta vez vão estar sentados no banco dos réus, celebridades como o Adelino Caldeira e o Angelino Ferreira... Vamos aguardar para ver o que acontece... Mais uma "pena suspensa" para o Sr. Cardoso!? Quem sabe... Talvez...

Ou é só mais uma cabalada que foi montada contra estes senhores sérios e que só querem o bem da comunidade!?

Aguardemos pelos próximos capítulos...

2 comentários:

  1. Tu achas que vai haver condenação, como se essa porra ñao fosse no porto, isso é só para ingles ver, e gastar dinheiro dos nossos impostos, aposto que eles vao passear com os porkos na proxima deslocação deles para fora do pais, e vão -se rir dessa merda toda.

    ResponderEliminar
  2. NO Porto o SISTEMA tem TUDO controlado !!!
    Não vai haver, nem pode haver condenações !
    Tudo ali gira á volta dos porcus e este GRAVE assunto há muito que está MORTO antes de começar, que prossegue somente por mero proforme, tapar os olhos aos "CRENTES". O vale e Azevedo esteve preso por MUITO MENOS, porque não é só essa verba que está em jogo, mas colocaram-na mais uma vez para ILUDIR o Pagode. O Porto é um ENCLAVE tipo "Barrancos" onde a lei vigente não se aplica, a não ser que seja favorável aos Porcus, só neste caso.

    ResponderEliminar