21 de setembro de 2010

A desculpabilização...

Ontem assistimos a (mais) uma vergonhosa arbitragem na Madeira, cujo o beneficiário (para não variar) foi aquela agremiação assumidamente corrupta...

Sempre que acontece um jogo destas características (e não são poucos), no dia seguinte dou uma olhadela ao Tribunal de O Jogo e leio o que dizem os "especialistas" da arbitragem... E aquilo que eles opinam vem quase sempre ao encontro daquilo que todos nós pensamos... A grande diferença é que eles conseguem desculpabilizar o árbitro do seu erro, mesmo que seja tão escandaloso como o que vimos ontem!!!

Reparem no que vem hoje no Tribunal de O Jogo:

Corte de Rolando era penálti

No estádio, o lance passou despercebido; já as imagens televisivas (e respectivas repetições) foram categóricas quanto à existência de uma grande penalidade cometida pelo central do FC Porto, que desfez um cruzamento para a área com a ajuda do braço. À excepção deste erro, o trabalho de Bruno Paixão foi satisfatório. O árbitro de Setúbal não deixou escapar um penálti óbvio sobre Varela, ignorando bem uma queda teatral de Falcao.


Momento mais complicado

21' Ficou por marcar um penálti por mão de Rolando na grande área do FC Porto?


Jorge Coroado (-)

Rolando tenta jogar a bola de cabeça e, de forma não explícita, acabou por tocar com o braço esquerdo, desviando a sua trajectória. Grande penalidade que ficou por assinalar. Neste caso, não havia lugar a acção disciplinar.

Pedro Henriques (-)

Quando Rolando faz o gesto para jogar a bola de cabeça, mas com o braço colocado numa posição não natural e de forma deliberada, toca a bola com a mão. Assim sendo, é um lance passível de cartão amarelo e de grande penalidade.

Paulo Paraty (-)

É uma falha de Bruno Paixão. Tentando jogar de cabeça, Rolando acaba por tocar na bola com o braço bem aberto. Importante mencionar que só à quinta repetição, passados mais de cinco minutos da ocorrência, é que foi possível chegar, via televisão, a uma decisão concreta.


Reparem também como o "jornalista" desculpabiliza o árbitro no texto introdutório... Afinal estamos a falar do jornal oficioso dos corruptos...

Depois é só juntar algumas primeiras páginas de jornais, com alguns artigos de opinião e sem esquecer as intervenção televisivas dos aguiares, pôncios, serrões e moreiras e consegue-se criar uma realidade virtual em que o FCP é uma máquina de jogar a bola e líder inquestionável do campeonato (da mentira) nacional...

Assim se criam mitos, assim se fazem os tretas e petas campeões do gamanço...

Agora se percebe bem as palavras do Moutinho: «jogar no FC Porto é jogar tranquilamente»

Sem comentários:

Enviar um comentário