5 de outubro de 2010

Jogo de paciência...

Em primeiro lugar, tenho que "agradecer" à MEO por me ter deixado sem TV + NET + TLF durante 2 dias e mais uma vez sem motivo aparente... E sim, eu paguei a factura!

Sobre o jogo, foi uma exibição bem conseguida do nosso Benfica perante um adversário complicado e motivado. À nossa equipa só interessava a vitória e ao nosso adversário o empate já seria suficiente pois mantinha a distância pontual para o nosso clube e conseguiam alargar a distância entre o Benfica e os seus patronos caso estes vencessem em Guimarães...



O Benfica desde cedo procurou o golo, mas a falta de velocidade nas transições ofensivas e a desinspiração que vive a nossa frente de ataque impediu que alcançasse o objectivo o mais cedo possível.

O braga preocupou-se em anular as laterais e para ter sucesso teve que usar TRÊS jogadores para impedir as investidas do Fábio. Quando se colocam tantos jogadores preocupados com um jogador, das duas uma, ou abdica do ataque ou existem jogadores do Benfica que estão soltos pelo terreno... A resposta é simples se contarmos quantas jogadas de perigo foram criadas pelos bracarenses.

O Benfica apostou em demasia num jogo pelo centro do terreno e as investidas atacantes não criaram tantas oportunidades de golo. A meio da segunda parte, a troca dos médios defensivos bracarenses criou fragilidades nos procedimentos defensivos, sobretudo no posicionamento, e o Benfica aproveita e chega ao golo numa arrancada do Coentrão que vem da ala para o meio, passa ao Saviola e este cruza para a direita do nosso ataque onde aparece o Carlos Martins isolado, que com um belo domínio de bola com o pé direito, remata com o pé contrário fazendo o golo desejado.

Chegado ao golo, o Benfica optou pela circulação de bola e contra-atacando o adversário nos espaços vazios e é através desses espaços que o Fábio desaproveita uma oportunidade de golo que certamente "mataria" o jogo. E o braga, que passou mais de 2/3 do jogo a queimar tempo, começou a procurar o golo mas sem grande sucesso.

O resultado é justo, e assistimos a uma arbitragem que não teve influencia no resultado (coisa rara)...

Análise individual com a correspondente nota de "0 a 10":

- ROBERTO (7):
Executou mais uma defesa que garantiu pontos. De resto, teve pouco trabalho.
- MAXI PEREIRA (5):
Jogo esforçado. O Alan não lhe deu grande trabalho, mas raramente o vimos no apoio ao ataque. Foi o jogador da defesa mais inseguro, e por isso os maiores erros nasceram do seu lado.
- LUISÃO (7):
Excelente exibição. Não me lembro de ter visto o Luisão perder qualquer duelo. Ajudou bem nas compensações aos colegas de sector.
- DAVID LUIZ (6):
Esteve bem na maioria das vezes em que disputou a bola, mas as falhas que teve foram demasiado infantis. Pede-se mais concentração ao internacional brasileiro.
- FÁBIO COENTRÃO (6):
Teve pela frente o Leandro Salino, mais o Sílvio e o Lima quando este descaía pelo seu lado. Não deu hipóteses na defesa, mas a sobrecarga de jogadores que teve pela frente impediu-o de subir tantas vezes como estamos acostumados de ver. Mas foi através de uma jogada que inicíou que a nossa equipa chegou ao golo.
- JAVI GARCIA (6):
Esteve melhor a defender do que sair com a bola para o ataque. Esteve muito bem no jogo aéreo, sobretudo nos lances de bola parada defensivos.
- CARLOS MARTINS (8):
A exibição não foi brilhante, mas a entrega que fez ao jogo, mais a habitual garra, "contagiou" a equipa que procurava o golo. Se manter os índices físicos actuais, a titularidade não lhe foge...
- NICO GÁITAN (6):
Teve um ou outro pormenor individual que atrapalhou a defensiva bracarense, mas de resto a sua exibição resumiu-se à razoabilidade.
- AIMAR (6):
Fez um bom jogo. Conseguiu através de alguns passes criar situações de perigo, mas o autocarro que lhe apareceu pela frente impediu que fosse ele a resolver o jogo.
- SAVIOLA (6):
Um jogo igual a muitos outros que nos davam vitórias na época transacta. Tem falhado na concretização e a equipa ressente-se disso.
- KARDEC (6):
Jogo ingrato. Vindo de uma lesão e ainda longe das suas reais capacidades, tentou fazer frente a uma boa defesa que tinha ao seu redor. Ajudou a criar espaços para as fugas do Saviola. Exibição positiva.
- SALVIO (5):
Trouxe alguma irreverência e velocidade, mas não conseguiu traduzir isso em oportunidades de golo.
- CÉSAR PEIXOTO (-):
Substituição para reforçar o lado esquerdo defensivo. Os assobios eram dispensáveis.
- WELDON (-):
Entrou para aproveitar os espaços livres deixado pelo braga aquando do assalto final à nossa área. Sem resultado.


Pequenas observações:

Oh Domingos.......... paciência......

É fundamental que a esta pausa no campeonato, aumente os índices físicos dos nossos jogadores. Se isso não acontecer, não haverá desculpa que se possa aceitar.

1 comentário:

  1. Concordo quando chamas atenção do estado físico dos jogadores. Tem se notado no aguentar os 90min e o mais grave na falta de atenção de alguns jogadores, mais concretamente Maxi e David. A distracções só podem ser justificadas pelo cansaço...

    ResponderEliminar