8 de novembro de 2010

Anfield, parte II

Vou ter recuar alguns dias para que compreendam o meu estado de espírito...

Após a nossa vitória frente ao Lyon, decidi ir beber um café e discutir com outros adeptos encarnados as incidências do jogo. Aquilo que eu ouvi não fugiu muito daquilo que a generalidade dos benfiquistas opinou, que o Benfica teve 75 minutos de excelente futebol e depois deixou-se adormecer permitindo a recuperação dos gauleses... Mas aquilo que vi foi algo diferente, pois apesar de estarmos a vencer justamente por 4-0, sentia que esse resultado era consequência da postura patética dos jogadores do Lyon, do que mérito dos nossos jogadores. E os últimos 15 minutos revelaram bem que bastava ao Lyon meter mais velocidade e garra no seu jogo que bateriam a nossa equipa, e imagine-se só, com alguma facilidade...

O Benfica de ontem foi uma continuação do Benfica que terminou o jogo frente ao Lyon, uma equipa com pouca personalidade, sem confiança e medrosa. E o nosso treinador fez questão de mostrar esse medo ao revolucionar a defesa (tal como fez em Anfield) por forma a parar UM jogador adversário! Em Liverpool apanhámos 4, ontem levámos com 5...



Durante o jogo atravessou em mim um sentimento de resignação, pois aquilo que assistia não me surpreendia... A mim não me assusta a derrota ou a goleada, não me assusta os adeptos adversários ou o inimigo, não tenho medo dos árbitros ou dos dirigentes... Os outros é que têm que ter medo de nós, da nossa grandeza!!! Temos que entrar para estes jogos de cabeça erguida e com a noção de que estamos a representar milhões de adeptos encarnados e que carregamos uma história centenária no símbolo que levamos junto ao coração... Ontem estes jogadores e equipa técnica envergonharam o nosso nome, SPORT LISBOA E BENFICA!


Se houver jogadores que não entendem isso, informem o treinador e o Rui Costa... Futebol não é só dinheiro e a imortalidade na nossa história é mais atractiva que mais um milhão na conta bancária... Quem teve a felicidade de ouvir as palavras do Valdo, entre os grunhidos do Secretário, percebeu o quanto é importante respeitar a história de um clube como o Benfica, com empenho e dedicação e aquilo que nós lhes retribuímos em troca.

Esta derrota não é para ser esquecida, e deve ser lembrada e discutida, na nossa casa, entre nós todos e sem dramas... A Benfica TV tem que ter um papel essencial nesta fase e promover essa mesma discussão. Não quero ligar o canal 30 da minha Meo e ouvir odes à nossa equipa, treinador, director desportivo e presidente. Quero que se assumam responsabilidades, quero que se diga onde falhámos ou que se confirme que este Benfica não consegue melhor... A nação benfiquista merece essa discussão, principalmente aqueles bravos guerreiros que se deslocaram ao antro da corrupção, apoiando indefectivelmente a nossa equipa!

Análise individual com a correspondente nota de "0 a 10":

- ROBERTO (5):
Não teve culpa nos golos. Foi enxovalhado pelo público da casa, mas nunca perdeu a cabeça, por isso foi o melhor da equipa.
- MÁXI PEREIRA (4):
Uma exibição igual a muitas outras desta época. Sofrível.
- LUISÃO (0):
A braçadeira não é um acessório e ele não é o Bruto Alves cujas cotoveladas passam impunes. Ele é o líder da equipa dentro do campo e tem que ser ele a dar o exemplo de maturidade, seriedade e sacrifício. Tem de ser castigado internamente.
- SIDNEI (1):
Desastre completo. Foi um corpo estranho no processo defensivo. No 2º golo fica parado a pedir fora-de-jogo quando a nossa linha defensiva estava colocada cinco metros atrás dele. A continuar assim irá passar ao lado de uma grande carreira.
- DAVID LUÍZ (3):
Não é lateral esquerdo e o givanildo fez dele o que queria.
- FÁBIO COENTRÃO (4):
Foi alvo de marcação especial, pois é o único jogador que neste momento que consegue criar desequilíbrios na equipa. Exibição esforçada.
- JAVI GARCIA (4):
Foi o bombeiro de serviço. Foi necessário em todas as zonas da defesa e por isso permitiu a entrada dos médios porkistas pelo centro do terreno.
- CARLOS MARTINS (5):
Ele bem que tentou levar a equipa para a frente, mas o descalabro que se passava nas costas dele impedia que saísse do meio-campo defensivo com a bola controlada.
- SÁLVIO (4):
A aposta no Sálvio justificou-se mais pelo apoio que ele daria ao Maxi do que na velocidade que poderia impor ao ataque. A. Pereira "secou-o" por completo e o seu futuro no Benfica já está há muito tempo definido.
- AIMAR (5):
Teve um ou outro bom pormenor, mas faltaram-lhe referências à sua frente.
- KARDEC (5):
Tarefa ingrata. Praticamente abandonado no ataque, ainda conseguiu ganhar alguns duelos, mas faltou-lhe muito apoio.
- NICO GAITÁN (4):
A sua entrada trouxe mais equilíbrio defensivo. Mas o mal estava feito e com a expulsão do Luisão, a sua acção em campo foi mais defensiva que ofensiva.
- RODERICK (5):
Entrou sem medo. Espero que no final não tenha o mesmo destino que o Miguel Vitor e ande para aí perdido numa 2ª divisão inglesa a lutar pela permanência.
- RÚBEN AMORIM (4):
Sem ritmo.

Pequenas observações:

Muitos que discutem futebol comigo, devem ter uma imagem de mim como sendo um pessimista por natureza... Não o sou! Considero-me simplesmente como sendo realista... Já faz algum tempo que deixei de fazer comparações entre esta equipa e a da época passada, como também deixei de referir nomes como os de Di Maria ou Ramires... Tenho que pensar nos que lá estão e nas suas reais capacidades... Por isso digo, e repito, que este Benfica só serve para consumo interno e os erros cometidos (internamente e "externamente") hipotecaram as nossas hipóteses de revalidarmos o titulo ao fim de 4 jornadas.

Na vitória ou na derrota... SOU BENFICA!

8 comentários:

  1. Olá bakinho, não concordo contigo quando falas ai sobre o jogo do Benfica-Lyon. Acho mesmo, do que vi, foi o Benfica o responsável para o Lyon não conseguir sair a jogar. Foi o Benfica que pressionou alto e não deixou circular a bola. Lyon na 1ª não fez um remate a baliza.

    A culpa desse jogo após 70min foi do Jesus, pelo simples facto de partir a equipa toda. Não se faz 2 substituições tão depressa numa liga dos Campeões, do outro lado não está um Paços, ou um Naval. Quando se vê nitidamente que o Benfica está partido e sem força, não se coloca um jogador como o Menezes, mas sim um Airton. Como escrevi mérito de JJ no Onze apresentado e do futebol, mérito também na desgraça dos últimos 15 min.

    Não sei o que se passa com JJ, mas algo se passa. Quero o nosso treinador de volta, pois este que anda lá não é o verdadeiro JJ.

    Humildade é muito importante.

    ResponderEliminar
  2. Não vi o jogo contra o Lyon. No resto concordo com todas as tuas avaliações. Tirava um pontinho ao Martins outro ao David Luiz e mais um ao Sálvio. Por fim deixo uma recomendação: Que tal nota semanal ao treinador e ao apitadeiro? Fica à tua consideração…
    Por último um lamento. Podemos não estar a jogar nada e iremos provavelmente perder este título. Mas somos campeões. E devemos utilizar a divisa até ao dia em que já não formos. Quanto mais não seja em honra dos heróis que no ano passado nos deram essa alegria. Não concordo por isso com a mudança de lay-out no blog. Fica a minha opinião. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Mar de Chama,

    O Lyon na primeira parte meteu por 2 vezes a bola na nossa baliza e independentemente dos lances serem irregulares, foi evidente as debilidades defensivas que apresentámos. Após esses 10 minutos iniciais, o Lyon simplesmente deixou de jogar e foi "inundado" por uma apatia geral, até que se transfiguraram com as substituições por si efectuadas.

    A pressão alta que falas nada tem a ver com aquela que estávamos habituados e isso advém de uma capacidade física deficitária...

    O Benfica aproveitou bem as oportunidades que teve, como 2 lances de bola parada e 1 contra-ataque muito bem executado.

    Os 4-0 esconderam muita coisa aos olhos dos adeptos, mas os 3 golos sofridos conseguiram revelar outras coisas...

    ResponderEliminar
  4. Um treinador com medo, NÃO SERVE para o Benfica! Muito obrigado pelos dois títulos (que podiam ter sido três ou quatro) mas já chega. ADEUS!
    E venha o Urreta!

    ResponderEliminar
  5. Quiebro,

    A divisa de campeão sempre esteve no fundo do nosso site e continuará a estar até que deixarmos de o ser (no fim da página, a seguir às conquistas encarnadas).

    Confesso que retirei o logo CAMPEÕES por achar que esta equipa vive na sombra de um titulo conquistado, em vez de trabalhar na conquista do próximo... Mas tens toda a razão naquilo que dizes e desde já me penitencio pelo acto pessoal e irreflectido.

    ResponderEliminar
  6. Ainda estou fud£§do com isto isto tudo, mais de 600 kms para ver o adversário jogar à bola.

    Unico comentário que tenho a fazer:

    FCP 3 Vs JJ 0

    FCP 2 Vs SLB 0


    A GANHAR OU A PERDER SOU DO BENFICA ATÉ MORRER!

    ResponderEliminar
  7. bakinho,

    Acho que a pressão vista contra o Lyon não é nem de perto nem de longe parecida com a do ano passado, agora apatia que tu dizes que o Lyon apresentou, no meu ver foi também devido ao nosso futebol.

    Acho que aqueles 70min foi o melhor futebol que se praticou esta temporada e que é por ali que este ano devíamos caminhar.

    Fiquei contente e pensei que era um bom ensaio para o fêquêp, mas... JJ inventa... pronto e por ai já se falou muito...

    ResponderEliminar
  8. Bakinho: Era impossível não perder a cabeça após aquilo que vimos. Estamos cá para nos apoiar. Somos todos BENFICA!!! Força BENFICA!!!

    ResponderEliminar