12 de novembro de 2010

“A Bola” - Que a terra lhe seja leve…




Se a verdadeira intenção de Vítor Serpa era de parar a troca de “galhardetes” entre colunistas podia não ter publicado a coluna do verme tripeiro e andrade que chamou “rafeiro” a José Diogo Quintela ou Ricardo Araújo Pereira. Sempre comentei com colegas e amigos o quanto apreciava José Diogo Quintela. Considero aliás que há muito deveria ter sido entregue a um museu onde pudesse ser guardado por profissionais para que não se perdesse um raro exemplo daquilo que foi em tempos um adepto sportinguista. Pode haver mais. Com voz activa na sociedade já só conheço JDQ. É verdade que atacava o Benfica. Mas batia-se pela verdade desportiva e nunca deixou de querer lutar por um Sporting que fosse número um e não número dois desde que atrás do clube do porco e à frente do Sport Lisboa e Benfica. Foi dos poucos sportinguistas que vi a lutar contra um poder mesquinho, tacanho e provinciano. Fazia-o na bola. Jornal que comprava e lia com gosto. Deixarei de o fazer. Enquanto Vítor Serpa for director do jornal A Bola, não mais comprarei o pasquim. Apelo aos benfiquistas que em MASSA façam o mesmo. Veremos se não terá de ceder. Se não o fizermos será mais um braço no já tentacular polvo que mina o nosso desporto.
Aproveito para revelar o e-mail que acabo de enviar para o nosso clube a reclamar com a falta de reacção a este caso.


Exmos. Srs.,

Sou benfiquista desde que me conheço. Escrevo a V. Exas. pela primeira vez na minha vida para protestar contra duas coisas que gostava que comentassem:

1- Falta de tomada de posição oficial acerca do diferendo de um colunista afecto ao Sport Lisboa e Benfica em relação ao jornal “A bola”. Tenho muito orgulho em ser adepto do clube que mais luta pela verdade desportiva em Portugal. O nosso património histórico a isso obrigaria mas ainda assim sou daqueles que sinto uma enorme alegria por ver o Presidente do nosso clube a encabeçar uma luta contra a podridão que vingou no nosso futebol e que tanto custa a extirpar do nosso desporto. Quero lamentar a falta de posição do Sport Lisboa e Benfica em relação a um acto censório praticado por um director de jornal que pelos vistos se prepara para acocorar-se perante o poder instituído no nosso futebol. Não podemos deixar os nossos, e os que não sendo nossos connosco batalham, entregues à sua sorte.

2- Gostaria que sugerissem à direcção da Benfica TV que tivesse em atenção o seguinte: Quando se dirigirem ao porto podem dizer Benfica. Mas quando falarem em futebol clube do porto, convém que digam sempre SPORT LISBOA E BENFICA. Que outros canais falem só em Benfica por oposição a futebol clube do porto eu ainda entendo. Agora que o nosso canal o faça já me custa compreender. Podem considerar o assunto de somenos mas já dizia o arquitecto Ludwig Mies van der Rohe: “Deus está nos detalhes”.

Grato pela atenção dispensada

7 comentários:

  1. grupo de censura do jornal a bola:

    http://www.facebook.com/?ref=logo#!/home.php?sk=group_167787806578801&ap=1

    ResponderEliminar
  2. ó 'balha-me' deus, a derrota com o clube do tartufo das antas 'abariou-bos' a cabecinha...!
    Párem para pensar antes destes pedidos e contestações.

    ResponderEliminar
  3. como leitor diário do jornal a( bola), a partir de amanha deixará de ser rotina... UM POR TODOS E TODOS POR UM...

    ResponderEliminar
  4. Caro Quiebro:

    O que o Jornal "A Bola" fez foi uma só coisa; CENSURA! Cabe a cada benfiquista analisar o que lá é escrito. Saem Quintela e RAP e ficam Moreira, o Sr. Tavares e já lá esteve o inenarrável Olimpio. mas era o que mais faltava o Benfica (a direcção) pronunciar-se sobre isto! É que o Benfica não tem recadeiros ou marionetes!

    ResponderEliminar
  5. Artnis: Foi por pensarmos demais e por ficarmos calados sistematicamente que se impôs no nosso desporto uma cultura de batota e um sistema de corrupção. A verdade é que a lógica de nos calarmos sempre que perdíamos deu ao porco de contumil o caminho aberto para a negociação da fruta, do chocolate e do café com leite.
    Seismilhoeseum: Das duas, uma: Ou estamos nisto a sério ou às pinguinhas é que não é nada! Estou farto de meias palavras e de meias atitudes. Não é com hesitações que se ganham “guerras” destas. Porque eles dão tudo contra nós. E nós?

    ResponderEliminar
  6. Caro Quiebro:

    E difícil não ser terra-a-terra com quem não tem nível. Ficar calado, ignorá-los, já nos custou muito. Também a atitude do damásio, de subserviência inicial e tentar "seduzir" "aquele" só serviu para que se rissem de nós! Mas que actitude de força se pode tomar quando há várias vozes no clube, e não uma só, a dizer coisas diferentes? Que actitude tomar quando se pede para não se ir aos jogos fora e depois se compram bilhetes?
    Que atitude tomar se o Apito Dourado 8que não ocorreu nos anos 90) deu como resultado: a condenação da mexilhoa?
    Eu, na época do Vale e Azevedo, quando uma determinada marca de lacticínios deixou de patrocinar o Benfica com a desculpa de que não tinha prestígio suficiente, para além de só nos ter trazido jogadores não muito bons, NUNCA mais consumi os seus produtos! Até Hoje! É essa a actitude que os Benfiquistas devem ter! Eu não tenho o canal de desporto! Porque não! E nunca mais compro aquele jornal enquanto lá estiver o censor! E aquele músico que ofendeu os benfiquistas? Que tal não ir aos concertos e não comprar os discos?
    Na realidade, somos mesmo muitos e juntos, penalizando quem nos ofende é que se conseguem as coisas.
    Uma declaração do Benfica relativamente aos comentadores só vai dar a ideia de que estão lá para dar recados após instruções! E O BENFICA NÃO É ASSIM!
    Nota: A declaração ddos Andrades, no seu "saite" após a rábula Moreira foi anedótica! Não quero isso no Benfica!

    ResponderEliminar
  7. Só compro um jornal desportivo, que é "O Benfica".
    Jornal este, que até faço questão de ser assinante.
    Em relação aos outros ditos jornais desportivos, não compro nenhum deles.
    Geralmente dou uma vista de olhos pelas capas e fico-me por aí. Já nem aos sites dos mesmos vou.

    ResponderEliminar