30 de junho de 2011

Balanço da Época 2010/11 (FUTEBOL)

CAMPEONATO NACIONAL
2º Lugar

TAÇA DE PORTUGAL
Meia-Final

TAÇA DA LIGA
VENCEDOR

LIGA DOS CAMPEÕES
Fase de Grupos

LIGA EUROPA
Meia-Final


Vou resumir a nossa época futebolística a uma só palavra: AMADORISMO

Depois de termos conquistado brilhantemente o campeonato de 2009/10, deve ter havido pessoas na estrutura do futebol encarnado que pensavam que já éramos campeões ainda não tínhamos dado um chuto numa bola.
Só assim é que se justifica a composição do plantel que desde o primeiro dia se revelou como insuficiente e desequilibrado.

O jogo da Supertaça evidenciou grande parte dos problemas que iriam nos acompanhar ao longo da época desportiva. E os primeiros jogos do campeonato ainda deram mais razão àqueles que duvidavam da nossa competência em lutar pelo bi-campeonato. Por isso ao fim de meia dúzia de jornadas, o porto já podia encomendar as faixas de campeão.

Na Taça de Portugal conseguimos chegar às meias-finais, e após uma brilhante vitória no “ladrão”, construída com muito suor e humildade, conseguimos estragar tudo em nossa casa numa exibição fraca e medrosa (e porque não dizer, merdosa).

A Taça da Liga, troféu esse que pela segunda vez ameaçámos deixar de participar, acaba por ser a nossa única conquista. Patético, não é?

Na Europa, a nossa prestação também foi fraquíssima e frustrante… Nem a passagem à meia-final da Liga Europa me satisfez! Quando se perde uma eliminatória frente a um braga que não podia dar-se ao luxo de fazer descansar os seus principais trunfos, é bem revelador da incapacidade da nossa equipa em superiorizar-se ao adversário nos momentos decisivos.

Muitos quererão esquecer a temporada que agora acaba, mas eu apelo para que ninguém o faça e que isto sirva de lição a quem tem o poder de decisão no futebol do nosso Benfica…


Deixo aqui a minha análise ao desempenho dos nossos jogadores e perspectivas futuras:

1 - MOREIRA:
Esteve quase a sair do clube mas ficou no plantel como terceira opção para a baliza. Continua a ser um bom guarda-redes e isso foi visível nas boas exibições que efectuou, mas continua a não demonstrar a qualidade que se exige ao dono da nossa baliza.

Tem lugar no plantel 2010/11, devido à experiência acumulada mais os anos de casa e também por razões regulamentares que obriga à inscrição de um numero mínimo de jogadores formados no clube/país.


2 - AIRTON:

Continuou a revelar bons pormenores técnicos, mas faltou-lhe alguma cultura táctica. Aproveitou as oportunidades que lhe foram dadas e até chegou a jogar como lateral direito, mas sem grande sucesso nessa posição.

O empréstimo ao Flamengo foi uma péssima opção tomada, já que ele necessita de cultura táctica do futebol europeu. Não me recordo de um jogador que tenha voltado ao Brasil por empréstimo e que tenha voltado posteriormente a integrar o nosso plantel como uma opção válida
.

3 - FÁBIO FARIA:

Foi contratado para ser opção como central e lateral esquerdo. Como lateral, revelou-se um fiasco e como central pouco mais conseguiu mostrar. Os índices físicos que apresentou foram sempre assustadores e preocupantes.

Vai ser cedido e terá a oportunidade de demonstrar se tem (ou não) qualidades para ser opção no nosso clube. Mas sinceramente, duvido…

4 - LUISÃO:

O nosso “capitão em campo" teve uma época bastante positiva apesar da fraca prestação do sector defensivo na sua generalidade. A sua liderança e experiência conseguiu por vezes disfarçar as debilidades que a nossa defesa tinha, mas no momento em que David Luíz saiu para o Chelsea tudo se tornou mais difícil. Deixou de ter um colega que o complementasse revelando assim alguns dos seus pontos fracos, sobretudo no capitulo da velocidade.
Como um dos lideres, ele tinha a obrigação de dar o exemplo dentro e fora do campo. Não consigo compreender a sua atitude na goleada sofrida no porto, como também não compreendo como não conseguiu meter na ordem os compatriotas brasileiros que tinham um estilo de vida censurável.

Com a saída do Nuno Gomes, passa a ser ele o capitão da equipa. Espero que imponha ordem no balneário e que tenha a sorte de ter um excelente colega de sector e que formem uma dupla de centrais que seja reconhecida pela sua qualidade.

5 - RÚBEN AMORIM:

Foi uma época perdida. Jogou pouco e a maioria foi fora da sua posição de origem. Foi evidente a sua incapacidade física e terminou a época com uma operação aos dois joelhos.

É fundamental a sua presença no balneário em 2011/12, mas terá um grande desafio pela frente que é a recuperação física completa, por forma a evitar que se torne num novo "Pedro Mendes".

6 - JAVI GARCIA:

Foi dono e senhor da posição “6”, como o seu número de camisola indica. Não teve uma época fácil sobretudo no início e no final. Nenhum dos médio-alas titulares (Nico e Sálvio) conseguiu dar-lhe a ajuda como o Ramires lhe deu na época anterior. O meio-campo defensivo, o centro da defesa e as laterais defensivas, representaram demasiados metros quadrados para serem cobertos por um homem só.

Continuará a ser titular indiscutível em 2011/12, mas é essencial que se encontre um jogador com características idênticas às do Ramires que ajude o Javi nas tarefas defensivas.

7 - CARDOZO:

Ficou bastante aquém do esperado. Um ponta-de-lança que joga fixo na frente de ataque é avaliado pela quantidade de golos que marca, e em comparação com as épocas anteriores a sua prestação foi fraca. Já faz algum tempo que as grandes equipas europeias deixaram de usar um ponta-de-lança fixo e privilegiam a mobilidade no ataque. Tacuara também falhou naquilo em que é fenomenal, na execução de lances de bola parada, onde desperdiçou demasiados penalties.

O Cardozo continua a ser uma opção bastante válida se o Benfica tiver excelentes alas e um colega de sector que consiga evidenciar as suas qualidades. Caso saia do clube, adivinha-se uma mudança de táctica.

8 - SÁLVIO:

Veio por empréstimo mas só em Novembro é que começou a demonstrar qualidades para ser titular, mas a partir daí foi dono e senhor da ala direita até ao momento em que se lesionou. Não esperava que ele tivesse tido tanto impacto na equipa. Acabou por fazer uma excelente época, a mais proveitosa desde que ele chegou à Europa.

Duvido que o Sálvio venha para o Benfica de 2011/12 e ainda por cima a titulo definitivo. Para além do valor proibitivo que pedem pelo passe dele, o ordenado é principesco para a nossa realidade nacional. Valorizámos um activo do Atlético e mais uma vez não conseguimos beneficiar de um empréstimo, pelo menos a médio-prazo...

10 - AIMAR:

Sempre que esteve em campo, a magia acompanhou-o. Como também acompanhou-o sempre a debilidade física que o impediu de fazer 4 ou 5 jogos consecutivos com elevada intensidade. Pela experiência, inteligência e profissionalismo, foi uma peça fundamental para que o Benfica ainda tivesse alguma identidade ganhadora durante a época que agora findou.

Especula-se que Aimar ainda possa sair, o que a acontecer seria um erro estratégico. Pode-se dizer que existem vários jogadores para aquela posição, mas enquanto Bruno César não estiver totalmente adaptado ao nosso futebol, e enquanto Carlos Martins não conseguir agarrar o lugar com unhas e dentes como fez na selecção, Aimar é a minha primeira escolha para a posição "10".

11 - JARA:

Chegou ao clube para ser a alternativa ao Saviola. Para ajudar na sua adaptação, Jorge Jesus foi apostando pouco a pouco no argentino, onde veio a revelar alguns pormenores bastante interessantes, em que se destacou na sua entrega ao jogo e luta pela posse da bola. Chegou a jogar nas alas, mas sem grande sucesso já que uma coisa é jogar num 4x1x3x2 e outra é jogar num 4x3x3 que lhe permitiria não ficar “preso” à ala. Mesmo assim, acho que a sua posição é a de ponta-de-lança.

Se Saviola continuar a apresentar o mesmo rendimento que apresentou grande parte da época passada, ele terá fortes possibilidades de ser o dono desse lugar. Caso Cardozo seja transferido, acredito que Jorge Jesus comece optar pelo 4x3x3 e é quase certo que Jara seja opção para o lugar mais adiantado.

12 - ROBERTO:

O caso mais complicado do nosso plantel. Muito se deveu a ele o Benfica ter chegado longe na Liga Europa, mas também foi por erros dele que o Benfica perdeu demasiados pontos no campeonato.
A um guarda-redes pede-se regularidade nas suas exibições e o Roberto falhou claramente nesse aspecto. Nos maus momentos os adeptos encarnados ainda tentaram ajudá-lo, mas a aglomeração dos erros foi desvanecendo esse mesmo apoio. Também é importante não esquecer a vergonhosa campanha de que foi alvo por parte da comunicação social avençada, que analisou ao mais pequeno pormenor cada golo que o Roberto sofreu, por forma a sentenciar: “FRANGO”, enquanto as falhas dos outros guarda-redes foram definidas como: “ERROS / AZARES / INFELICIDADES”.

Um jogador que não consegue agradar ao exigente “terceiro anel”, muito dificilmente terá uma época tranquila. A venda justifica-se, ou o empréstimo desde que o mesmo seja com a expectativa de jogar a titular, nem que seja para não se desvalorizar (ainda mais).

13 - JÚLIO CÉSAR:

Foi chamado algumas vezes para a baliza, mas nunca foi suficientemente bom para segurar o lugar. Apesar de demonstrar bons pormenores técnicos, é na parte psicológica que deixa algo a desejar. Tal como Roberto, não conseguiu transmitir confiança aos companheiros da defesa.

Tem lugar no plantel de 2011/12, mas preferia vê-lo rondar num clube por forma a desenvolver as suas capacidades de “keeper”, pois ele ainda é novo.

14 - MÁXI PEREIRA:

Foi dono e senhor do lado direito da defesa encarnada. Sempre que não jogou, a equipa ressentiu-se. Rúben Amorim, Luís Filipe e até mesmo Airton, tentaram fazer esquecer o uruguaio mas sem grandes resultados.

Na próxima época, continuará a ser a principal escolha para defesa direito. Espero é que tenha um colega de sector com qualidade para competir pela titularidade.

15 - RODERICK MIRANDA:

Foi bastante utilizado já o campeonato estava decidido, mas continuou a evidenciar os mesmos problemas já conhecidos ainda ele jogava nos juniores. Revelou alguma desconcentração e demasiada lentidão.

Necessita de jogar com mais regularidade, mas duvido que isso aconteça no Benfica desta época. Talvez lhe fizesse bem ser emprestado, ficando o Miguel Vitor no plantel de 2011/12.

16 - FELIPE MENEZES:

Nulidade absoluta. Reclamou por ter jogado pouco e fora da sua posição. Talvez até tenha razão, mas as oportunidades que teve facilmente se comprovou que não tinha qualidade para pertencer ao plantel, quanto mais ser uma opção a titular.

O seu destino está traçado, vai voltar ao Brasil. Como manda a tradição dos recambiados dificilmente voltará a envergar a nossa camisola.

17 - CARLOS MARTINS:

Teve uma temporada globalmente positiva. No inicio jogou na posição deixada vaga pela saída do Ramires, mas não teve sucesso. A sua habitual entrega e garra, disfarçaram algumas debilidades evidenciadas na forma como conduzia a equipa para o ataque, mesmo quando jogava na sua posição preferida. Felizmente não teve tantos problemas físicos que são habituais nele.

Com a chegada de Bruno César o seu espaço dentro do onze titular reduz-se drasticamente, se ele não revelar as qualidades evidenciadas na temporada 2009/10. Tem a seu favor a titularidade conquistada na selecção e a motivação que isso dá a um jogador, a que se junta o período adaptação que o Bruno César irá necessitar.

18 - FÁBIO COENTRÃO:

Foi o melhor jogador do Benfica 2010/11! Jogador de classe mundial, e as suas exibições influenciaram a imprensa nacional e estrangeira a escolherem-no para diversos "onze ideais". A entrega ao jogo, a garra que revelou em cada disputa de bola, foram sempre de louvar. Sempre que não jogou, o Benfica tornou-se lento e previsível. Na sua posição foi de certeza absoluta um dos melhores do Mundo.

Vender o Fábio Coentrão por menos de 30 milhões, mesmo com jogadores incluídos, é um erro que ficará registado na nossa história. Se ninguém pagar o valor da cláusula, o Benfica tem a obrigação de rever o seu salário por forma a motivar o atleta, e se possível, resgatá-lo ao Fundo de Investimento.

19 - WÉLDON:

Depois do que mostrou na época 2009/10, estranhou-me que ele não tivesse sido mais utilizado. E as poucas vezes que o foi, raramente jogou na sua posição.

Não compreendo a renovação do contrato. Ele merece um clube que aposte verdadeiramente nele.

20 - NICO GAITÁN:

Realizou uma época sempre em crescendo. Jorge Jesus disse que ele seria o substituto de Di Maria, mas ao longo da época vimos que ele de ala esquerdo e desequilibrador tinha muito pouco. No capitulo defensivo revelou falta de atitude e de solidariedade, sobretudo para quem estava a jogar na lateral defensiva. Foram imensas as vezes em que perdeu a bola e não se esforçou para tentar recuperá-la. A atacar foi onde se destacou mais, dotado de grande técnica e boa visão de jogo, por vezes brindou os adeptos com jogadas mágicas. Aquele golo em Paços de Ferreira ficará na memória de muitos.

Há quem defenda que a melhor posição para ele jogar será a “10”, mas eu vejo-o a jogar mais à frente, na posição do Saviola, como avançado solto no apoio ao ponta-de-lança. Para continuar a jogar numa das ala, é obrigatório que o Nico tenha preocupações defensivas por forma a que equipa não fique desequilibrada.

21 - NUNO GOMES:

Jogou pouco tempo, mas aproveitou-o bem para fazer aquilo que pedem a um avançado: GOLOS! Infelizmente noutras épocas em que jogava mais tempo não conseguiu demonstrar tanta produtividade como demonstrou no ultimo terço deste campeonato.

A sua saída é perfeitamente normal. O treinador é que escolhe… Se não conta com ele e o jogador ainda quer jogar, só existe um caminho a tomar! Ele foi embora, mas poderá voltar para outras funções no clube.

22 - LUÍS FILIPE:

Foi resgatado aos dispensados por forma a haver uma alternativa para o lado direito da defesa. Louvo-lhe a entrega e o profissionalismo, mas continuou a demonstrar que não tem qualidade para a nossa equipa.

Chegou ao fim o seu percurso no Benfica.

23 - DAVID LUÍZ:

Com a titularidade conquistada na selecção brasileira, era previsível a sua saída do clube. Mas a saída a meio da temporada de um titular indiscutível, acabou por se revelar catastrófica no aspecto desportivo. Apesar de não ter tido um inicio de época excelente, a sua titularidade foi sempre inquestionável e por isso compreende-se as razões de termos sofrido tantos golos após a sua saída.

24 - CAROLE:

Aposta de futuro. Melhorou de jogo para jogo, mas continua a mostrar algumas dificuldades no capítulo defensivo.

Vai fazer parte do plantel 2011/12 e há-de ter várias oportunidades para mostrar o seu desenvolvimento como jogador.

25 - CÉSAR PEIXOTO:

Quando o César Peixoto teve de jogar tantas vezes como jogou esta temporada, algo de muito estranho se passa... Aqui está o exemplo de falta de soluções válidas no plantel de 2010/11.

Nesta altura da sua carreira, ele tem de jogar numa posição que não o obrigue a desgastes defensivos. Há muito tempo que não tem capacidade física para jogar a defesa ou ala esquerdo. Não vejo que utilidade possa ter em 2011/12.


27 - SIDNEI:

Tem quase tudo aquilo que é imprescindível para se ser um defesa central de nível mundial. Faltou-lhe “cabeça” para se manter concentrado ao longo de uma época, e produzir exibições regulares.

Foi emprestado e espero que mude o seu comportamento. A próxima época será determinante para a carreira futebolística de Sidnei.

28 - FERNANDÉZ:

Contratação precipitada. Ser internacional argentino pode não significar que se seja um jogador de indiscutível qualidade. O Bossio também era internacional argentino e depois viu-se aquilo que realmente valia… NADA! Resumindo, houve alguém que ganhou com esta transferência menos o Benfica.

Vai ser recambiado e duvido que volte a envergar a nossa camisola.

30 - SAVIOLA:

Como em 2009/10, Dezembro e Janeiro revelaram-se como sendo os meses em que a sua produção em campo atingiu níveis de excelência, contrastando com outros meses que praticamente mal se viu. Não sei quais as razões para uma época tão irregular e inesperada. A falta de inspiração foi demasiado evidente em muitos momentos.

É fundamental ter um jogador deste calibre no nosso plantel 2011/12, mas o que conta é o rendimento que ele pode ter em campo e se começar a dar sinais idênticos aos da época passada, teremos de discutir o seu futuro a curto prazo.

31 - ALAN KARDEC:

Fez uma excelente pré-época e criou demasiadas expectativas. Depois veio uma lesão que até nem foi muito grave e a sua produtividade decaiu de forma assustadora. Demonstrou um bom jogo aéreo, muita facilidade em rematar à baliza, mas pecou por não ter uma correcta leitura de jogo e raramente estava no sitio onde um bom ponta-de-lança está sempre.

Precisa de jogar com regularidade, mas se o seu futuro passar por um regresso ao Brasil muito dificilmente voltará à Europa.

33 - JARDEL:

Foi contratado no mercado de Inverno para colmatar a saída do David Luíz para o Chelsea. Quando se pensava que seria a 3ª opção para o lugar de central (Luisão e Sidnei seriam os titulares), conquistou rapidamente o lugar ao Sidnei. Na meia-época que fez, revelou pormenores interessantes como o posicionamento e o forte jogo aéreo, mas a falta de velocidade que é necessária para se ser parceiro do indiscutível Luisão, foi por demais evidente.

Penso que é uma boa alternativa (e barata) para se ter no banco na próxima época.

E foi assim... Mais uma época que se findou...

Espero que FINALMENTE haja uma cultura de exigência, coisa que há muito tempo já deveria de existir...

Carrega Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário