22 de novembro de 2011

A semana como eu a vejo...

Parece lugar comum mas o pensamento com que fico é que a ideia de que a crise económica que vivemos nos irá invariavelmente afectar não se está a interiorizar nas nossas mentes.
O nosso Presidente tem vindo a falar reiteradamente na necessidade de desinvestimento na equipa de futebol dadas as contingências económicas futuras.
É nesse contexto que quero analisar esta semana desportiva do Sport Lisboa e Benfica.
Para dizer com clareza que para o futuro imediato do clube o jogo desta noite e o próximo contra os romenos na Catedral são os jogos mais importantes desta fase da época.
O contexto de crise nacional, a necessidade de capitalização da banca, e a falta de liquidez da generalidade dos portugueses irão implicar graves consequências para os clubes de futebol fortemente dependentes destes dois últimos factores de financiamento.
E escrevo sem saber se irá por diante o aumento do IVA na bilhética no ano de 2012 naquilo que será o contexto de agravamento fiscal que representa o Orçamento de Estado para o próximo ano.
Bem sei que nos entusiasmamos mais com a bola corrida. Com o fora-de-jogo ou grande penalidade mal assinalada. Mas não ser capaz de prever o que nos espera será uma irresponsabilidade que dificilmente poderia ser aceite. No Benfica foram já cometidos demasiados erros num passado recente para que possamos dar-nos ao luxo de voltar a errar.
Estou optimista.
Porque quando hoje falamos de Benfica falamos de uma marca credível. Cumpridora. Apetecível.
Estou optimista porque das recentes palavras do presidente retiro a ideia de que tudo estará a ser devidamente acautelado. Estou optimista porque de quatro bancada, para o próximo sábado já só existem bilhetes disponíveis para os pisos superiores de 2 bancadas.
Voltando ao assunto: Nesta semana o jogo mais importante é o de amanhã. Bem sei que no conjunto dos lugares-comuns do futebol o dito de que o jogo mais importante é sempre o seguinte cala bem fundo na alma da tribo. Pode ser verdade. Mas o resultado desta noite e o do jogo com os romenos na Luz são resultados cujas consequências financeiras se poderão projectar no futuro próximo. Com os viscondes são só três pontos. Que voltarão a estar em disputa logo na semana seguinte. O resultado do conjunto dos dois jogos que faltam disputar na fase de grupos da Champions podem representar a garantia de liquidez financeira para os tempos mais próximos. Tempos em que a banca irá pôr graves restrições à reposição de liquidez nas tesourarias.
O jogo de sábado só é importante na medida em que um derby representa invariavelmente uma oportunidade de lotar as bancadas com a devida receita correspondente.
Vamos ser chamados nos próximos tempos a dizer que clube queremos. Porque se quisermos um clube forte e competitivo teremos de o colocar no topo das nossas prioridades ainda que em tempo de crise. Vamos ter de ter quotas em dia. Vamos ter de ir, mais do que nunca, à nossa Catedral. Estamos todos convocados.
O desafio começa já. Desportivamente quero muito ganhar os dois jogos desta semana. Financeiramente o de hoje é o objectivo primordial.
Mandando um forte abraço a todos aqueles que lá em Manchester apoiam a nossa equipa aquilo que desejo é mais uma página linda na história rica, centenária e invejável do Sport Lisboa e Benfica.

Carrega BENFICA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário