19 de dezembro de 2011

Eis que…

…de repente as coisas são devolvidas à lucidez… Sim… Porque dizer que o Sporting ou o porto estavam na mesma situação do Benfica era um manifesto exagero. Estamos melhor e agora se começa a comprovar. Das duas uma: Se fizermos o que nos compete e o que é mais natural, no final da próxima jornada estamos 2 ou 3 pontos à frente do segundo ou então o campeonato já só é disputado a 2…

É verdade… Andou a comunicação social avençada semanas a fio a dizer que isto estava tudo igual mas afinal não é bem assim.

Repito-me: Já não voltamos à Madeira. Contumil e Pedreira estão feitos. Do tradicionalmente difícil falta Guimarães e Alvalade. Numa fase que o CRAC tem de visitar a Luz, Alvalade, Braga, Barreiros, etc. etc. etc.

Não. Não estávamos iguais. E agora se comprova.

Mas para mostrar ainda mais as diferenças temos de fazer o trabalho que ficou para as férias. Mentalizar a equipa que estes 10 dias de folga para aquilo que serão 5 meses terríveis. A cada semana uma final. Porque este ano se vai decidir ao centímetro. E temos de ganhar todos os jogos OBRIGATORIAMENTE! Se o fizermos com empates em Guimarães e Alvalade seremos campeões. Mas para isso temos de evitar meias partes como a primeira metade do primeiro tempo contra o Rio Ave. Eu sei que goleámos. Eu sei que marcámos 5. Mas não fomos o rolo compressor que o resultado dá a entender. Se poderíamos ter sido? Acho que poderíamos ter feito melhor. Acho até que cumprimos com nota alta a incumbência. Mas nada de relaxar e começar a pensar que os resultados aparecem sem grande esforço. Este campeonato vai ser sofrido. Mas vai ser nosso. Não tenho dúvidas. Assim não se repitam 20 minutos como os primeiros 20 contra o Rio Ave. Dando espaço entre linhas. Pressionando pouco e sem grande agressividade. Já o escrevi mas torno a referir: Será excelente esta pausa. Permite descansar com 6!!! pontos sobre um rival directo. E não vou sequer perder tempo a explicar a importância de pelo menos se garantir a Champions na próxima época, dado o contexto económico-financeiro que se vive na Europa. A pausa fará bem a uma equipa que vem jogando com qualidade e segurança desde Julho. Será um tempo importante para recarregar baterias e permitir o ataque a Janeiro e Fevereiro de forma fulgurante. Será ainda importante tentar colocar no “sapatinho” do mister uma alternativa ao defesa-esquerdo. Era um esforço importante.

O Rio Ave joga pouco. Já o sabemos. Mas tem tudo para ser uma daquelas equipas contra quem se perdem pontos estupidamente. Ainda por cima demos avanço numa jogada de falta de pressão na intermediária. Valeu a reacção. O resto do jogo merece pouco comentário. Mais bolas fossem à baliza e mais bolas entrariam. Rio Ave totalmente incapaz de ameaçar a superioridade do S. L. Benfica.

Artur – Noite tranquila após o golo num lance em que no estádio fiquei com a impressão que poderia ter feito mais e melhor. Viu a bola tarde demais?

Maxi Pereira – Ao nível. Sobe muito e bem. O seu melhor amigo é Javi Garcia. Bom jogo. Tem de cruzar melhor.

Jardel – Bom jogo. Agradou-me.

Garay – Finalmente um golo. Precisa marcar mais. Mais um bom jogo num central que se vai tornando referência.

Emerson – O melhor jogo no Benfica. Gostei. À excepção dos primeiros 15 minutos onde duas vezes se deixou ultrapassar pelo adversário directo. A crescer?

Javi Garcia – Bem sei que no estádio não há repetições. Bem sei que Nolito fez dois golos. Mas também sei que só no estádio posso ver a forma MÁGICA como Javi se movimenta. A forma como lê o jogo. A forma como compensa subidas de companheiros seja um lateral ou um central. Brilhante. Magistral. Melhor em campo na minha modestíssima opinião.

Witsel – Encostado à direita não tem a profundidade que tinha Ramires. Mas descansa Maxi que assim sobe com mais frequência. Um dos que acho vir a beneficiar mais com a paragem do campeonato. Oxalá.

Nolito – Raça. Querer. Instinto. Intensidade. Ganas. Fúria. Belo jogador. Belos pés. Bela finta “miúda”. Futebol de rua no relvado. Mas falta algo. Falta evitar o chuto quando ao lado há um isolado. Quando aprender a “respirar” e a adocicar o seu futebol será um jogador de eleição. Está ao cuidado de Jorge Jesus.

Aimar – Vemos o passe se calcanhar para Saviola e não precisamos de ver mais nada. Bilhete pago. Um jogador destes nasce de 10 em 10 anos. Está Luz. Sorte a nossa.

Saviola – Marcou. Continua trapalhão.

Cardozo – A Cardozo pergunta-se se marcou??? Então sim… Marcou!!!!

Rodrigo – Mexido. Raçudo. Continua a crescer.

Gaitán – Domínios de bola magistrais. Artista que entretém o “pagador de bilhete” Não lhe peçam “bombos” a ele… Tocador de violino!!!

Nélson Oliveira – Se mandasse tinha entrado antes de Rodrigo. Precisa de minutos. Anda à procura do golo. Vai aparecer. Estou certo.



Bom jogo. Excelente resultado. Continuemos assim. Eles vão agora jogar uns com os outros e faremos então a separação do trigo e do joio. E veremos que ao contrário do que os avençados desejam há um que vai mais à frente do que os outros.


Carrega BENFICA!!!

2 comentários: