17 de agosto de 2010

O Benfica x académica como eu o vi…

É inegável que as coisas não estão bem… Estarão assim tão mal? Penso que não… Na minha modesta opinião e respeitando todas as que divergem a grande culpada de mais uma derrota do SLB é a condição física! O carrossel ofensivo e a pressão alta não saem porque os jogadores não andam. A magia e o improviso não aparecem porque as pernas pesam muito. É evidente que este inicio de temporada não está a ser tão feliz como o do ano anterior. Porquê? Porque o ano passado não disputámos a Supertaça contra um rival importante, porque o ano passado ninguém disputava jogadores do Benfica no mercado de Verão e porque, por esse facto, a equipa tinha o elenco de jogadores fechado em tempo útil e que permitiu atacar o início de temporada com mais certezas do que dúvidas. Mas façamos um exercício simples de memória: foi assim tão diferente a recepção à Académica em relação à recepção ao Marítimo na época passada? Ainda se lembram da dificuldade para ganhar em Guimarães na segunda jornada? Pois é… O estilo de jogo do Benfica não se alcança em 15 dias… Sabemos que isso tem custos mas sejamos suficiente fortes para não pôr desde já tudo em causa e tenhamos a capacidade de entender que a curva ascendente fica já ali ao virar de mais duas ou três semanas. Já aqui o disse: O Benfica jogou com o Porto depois de 3 jogos numa só semana! Que seria de esperar? Equipa folgada, dinâmica e a pressionar em cima? Onze jogadores da Académica atrás da linha de bola. Que esperar? Magia e rapidez no último terço sem manifesta capacidade física para o fazer? É evidente que as transições rápidas só surgem quando a equipa oferece duas ou três linhas de passe ao portador da bola. Alguém viu serem criadas essas duas ou três opções de passe no jogo com a Académica? Porque será que se falham passes? Não será porque estes são feitos a “queimar” e muitas vezes para a única opção disponível? Não fomos felizes também com a arbitragem. No Benfica ninguém grita de cada vez que jogamos mal e somos prejudicados. Chega! Trezentos quilómetros mais acima são ajudados precisamente quando jogam mal! Diferença: eles jogam mal e são ajudados; nós jogamos mal e mesmo assim somos prejudicados. E como jogámos mal ficamos calados. Em nome de quê? Mas alguém dúvida que num jogo igual o fóculporto teria beneficiado de dois ou três penalties caso o jogo fosse no dragoun? Chega de sermos anjinhos, porra! Estamos para aqui entretidos com a pureza do jogo enquanto a norte se arranja fruta de dormir! À semelhança do bakinho também darei pontuação aos jogadores do Benfica (0 a 10) e farei observações individuais:

Roberto - 4 - Fica quanto a mim totalmente isento de culpas no segundo golo da académica, mas ao contrário de outros é para mim o maior culpado no primeiro golo. Está de frente. Tem de atacar a bola. 1,95 metros têm de servir para alguma coisa. Percebia sofrer este golo com o Quim. Com o Roberto as alturas têm de ser nossas. Roberto tem uma vantagem em relação ao Sidnei: aborda o lance de frente! É um dos jogadores que quanto a mim está claramente a melhorar. Justifica mais uma semana de titularidade…

Maxi - 5 - Não é ainda o “Super” mas não foi por ele que o Benfica deixou de ganhar. Pouca audácia no apoio ao ataque justifica a nota mediana.

Sidnei - 4 - Estou cansado. Altera o muito bom como o muito mau no mesmo jogo com uma facilidade desarmante. O jogadores têm fases de maior empolgamento ou de abaixamento de forma ao longo de uma época. Sidnei consegue demonstrar isto num só jogo. Umas vezes no sitio certo em antecipações de jogadas só ao alcance dos melhores. Outras completamente alheado e falhando o mais fácil. Será falta de concentração competitiva? Será coisa do foro psicológico?

David Luiz - 6 - Exuberante. Como sempre. Foi dos mais inconformados e das maiores vitimas da falta de criação de linhas de passe. Não dou 7 porque a imaturidade ainda ali mora em doses industriais!

Fábio Coentrão - 6 - Se alguém desequilibrou foi ele. Se alguém mostrou magia foi ele. O melhor do Benfica contra a Académica!

Javi Garcia - 5 - Dos que mais evolui de semana para semana. O perfume do seu futebol ainda não está lá todo mas prevejo uma época igual à do ano passado. Calma Benfica! O Javi está já aí a chegar! Outra vitima da falta das soluções de passe.

Ruben Amorim - 5 - é neste jogador que mais se pressente a falta de disponibilidade física! O seu futebol pode e tem de ir mais além. Demasiado tímido na direita.

César Peixoto - 3 - Não fez um passe. Não fez um cruzamento. Esteve na luz? Irá Jesus continuar a insistir? Até quando?

Pablo Aimar - 5 - Réu ou vitima? Quando tudo à roda conseguir correr saberemos. Até lá é difícil criticar…

Saviola - 6 - O jogo está lá. Venham as pernas e acompanhantes ao melhor nível.

Cardozo - 3 - quando marca joga bem. Quando não marca não se vê. É injusto? É Cardozo!

Jara - 5 - Um pouco menos de precipitação e mais critério a passar e a nota seria outra. Raçudo e móvel já sabíamos que era. Com o golo prometeu oportunismo. Confirmará? Oxalá que sim. Suplente de altíssimo nível!

Carlos Martins - 5 - Não desequilibrou como eu esperava…

Weldon - 3 - entrou para a “molhada”. Não ajudou a resolver…

2 comentários:

  1. patriarca disse:

    O texto está excelente, mas se os jogadores do Benfica estão assim tão fatigados, com dois ou três jogos seguidos, que até foram para torneios de "somenos" importância, o que irá acontecer quando começar a sério, a liga a taça de portugal, a taça da liga e em Especial a Champions League ?
    Num Clube GRANDIOSO como o Glorioso Benfica não pode haver desculpa por excesso de jogos, os jogadores têm que estar preparados para isso e caso não estejam, lá se vai tudo ao ar e não pode ser, as OUTRAS Equipas estão num patamar parecido em termos de jogos e em qualquer país da Europa os grandes Clubes é assim que jogam, jogos atrás de jogos e NINGUÉM se queixa, pelo contrário e até Equipas com menos gabarito que o Benfica ganham provas Europeias. Quando as coisas não correm bem existem sempre meios de as contornar sem dar a mão á palma´tória e é isso o que parece que os dirigentes do Benfica estão a fazer, a protelar no tempo as POSSÍVEIS ou as imaginárias aquisições, que a serem concretizadas já em tempo menos oportuno vêm dar realce a provas que depois será quase impossível ganhá-las. O tempo não dá tréguas, urge de tal forma que o que deveria ter sido feito onteontem irá ser feito, se o for, depois de amanhã e como é óbvio poderá já não ter a eficácia desejada por TODOS os Benfiquistas, mas como lá diz o velho ditado, "mais vale tarde que nunca".

    patriarca

    ResponderEliminar
  2. A equipa está fatigada por ser inicio de temporada. Não tenho a menor dúvida que em 3 semanas a condição física tornará a ser exuberante tal como foi na época passada. Saibamos ter paciência! Cumps.

    ResponderEliminar