20 de setembro de 2010

Limpinho...

Objectivo alcançado!

É por demais evidente que o Benfica tem vindo a subir de forma e ontem bastou uma exibição razoável, com poucos erros cometidos, para bater uma equipa banal que se apresentou na Luz...

A grande surpresa no onze inicial foi a titularidade do César Peixoto. Foi um risco tomado face ás últimas exibições que o esquerdino tem realizado, mas que no final até se revelou como uma aposta segura e que permitiu o adiantamento do Fábio causando desequilíbrios a nosso favor.



Desde cedo se percebeu que havia uma equipa em campo frente a onze jogadores que estavam espalhados numa táctica que os próprios não a compreendiam. Foi com alguma facilidade que o Benfica causou perigo na área contrária, seja através de jogadas laterais que culminavam em cruzamentos perigosos, ou até mesmo pelo meio com passes que "rasgavam" a defesa sportinguista.

O Benfica acaba por chegar ao golo num lance de bola parada em que o Cardozo aproveita um ressalto de bola. Momentos antes foi visível que a defesa adversária estava intranquila sobretudo com as marcações aos nossos jogadores.

Após o golo, o Benfica começou a circular a bola procurando a baliza contrária. Mas se cariámos poucas oportunidade de golo, o sporting não criava absolutamente nenhuma... Lembro-me de um remate do Valdés que saiu ao lado da baliza de Roberto (que controlou bem a trajectória da bola) e uma bonita jogada que culminou num cruzamento que acabou na LINHA LATERAL...

Para a segunda parte, o nosso treinador apostou no Rúben para o lugar do Aimar e o Benfica ganhou mais consistência a meio-campo. Pensei por momentos que com esta substituição o Benfica atacaria menos, privilegiando somente a circulação e posse de bola até ao findar do jogo... Afinal a nossa equipa tornou-se ainda mais perigosa, pois conseguia avançar no terreno num bloco muito compacto, encostando o sporting à sua área e impedindo também que eles saíssem da defesa com a bola controlada obrigando assim por optarem num jogo directo, em que o Luisão e o Javi venciam quase sempre as disputas aéreas...

O Benfica chega ao segundo golo, curiosamente num lance de futebol directo em que aproveita bem o desnorte da equipa(!?) leonina, para numa tabela ao primeiro toque Cardozo finalize com um bonito chapéu sobre o Patrício...

Após o segundo golo, o Benfica permitiu que o sporting pautasse o jogo e foi nesse momento que tiveram a sua PRIMEIRA e ÚNICA oportunidade clara de golo em que o sub-nutrido desperdiça de forma clamorosa... Ahhhhh... Antes que me esqueça, essa oportunidade só surgiu por demérito nosso, já que nasceu de um erro infantil do Rúben.

O Benfica apostava agora no contra-ataque e mesmo assim continuava a criar perigo, com as investidas do Fábio pela esquerda ou os desequilíbrios causados pelas subidas do Maxi...

O nosso "Tacuara" ainda dispôs de 2 situação de golo iminente e ainda há um lance espectacular do colectivo mas que o Fábio falha na cara do Patrício...

De realçar a prestação do Xistra, que não teve influência no resultado, mas que abusou do apito e excedeu-se na mostragem de cartões amarelos à nossa equipa, algo que tem acontecido com muita frequência...

Sobre o nosso adversário, este esteve completamente perdido em campo, sem saber quem tinha que fazer o quê... E se Paulo Sérgio acusa-nos de sermos eficazes, então o Benfica teria goleado este sporting tais foram as oportunidades criadas pelos nossos jogadores...

Análise individual com a correspondente nota de "0 a 10":

- ROBERTO (6):
Exibição positiva e sem muito trabalho.
- MAXI PEREIRA (7):
Uma prestação sempre em crescendo. Na segunda parte foi uma dor de cabeça para o Evaldo.
- LUISÃO (7):
Liderou a defesa e não deu hipóteses ao sub-nutrido. Foi imperial no jogo aéreo.
- DAVID LUÍZ (6):
Teve uma ou outra falha que poderiam ter dado golo. De resto, teve uma exibição segura.
- CÉSAR PEIXOTO (6):
"Secou" o Yannick. Esteve mais seguro a defender do que atacar.
- JAVI GARCIA (7):
Foi "amarelado" demasiado cedo, mas isso não o impediu de ser eficaz nas disputas com os adversários que apareciam na sua zona. Esteve muito bem no jogo aéreo e competente no apoio aos centrais.
- CARLOS MARTINS (7):
Fez o papel de Aimar na 2ª parte e esteve excelente nesse desempenho. Com uma entrega total ao jogo, foi ele que levou a equipa para o ataque.
- FÁBIO CONTRÃO (8):
Só faltou o golo! Ajudou o Peixoto na defesa, impediu que o J. Pereira subisse no terreno e ainda criou muitos problemas à defesa leonina com os "raides" pela esquerda, ou diagonais para o centro do terreno.
- AIMAR (6):
Estava a fazer uma exibição positiva... Não compreendi a sua saída. Problemas físico!?
- SAVIOLA (7):
Aos poucos e poucos foi melhorando a sua prestação no jogo e acabou por ser um dos melhores. Excelente assistência para o 2º golo do Cardozo.
- CARDOZO (8):
O melhor em campo! O 1º golo nasce de um ressalto e o 2º golo é uma obra-prima! Podia ter feito um "hat-trick" ou até mesmo um "poker"... Deixou a pele em campo! É esta a atitude que se exige a TODOS os jogadores do Benfica.
- RÚBEN AMORIM (7):
Grande exibição. Se o meio-campo benfiquista já estava a laboral de forma positiva, a entrada do Rúben trouxe ainda mais qualidade... Teve uma falha infantil que poderia ter causado num golo do adversário.
- AIRTON (6):
Trouxe músculo e força bruta para dentro do campo, impedido assim que o sporting reduzisse a desvantagem.
- JARA (-)
Não fez nada de relevante.


Pequenas observações:

Vou assistir com alguma atenção à choradeira dos calimeros apoiada pelos seus mandantes mafiosos do norte. Adivinho que se dirá que o Xistra teve influência no resultado, pois deveria ter invalidado o 2º golo do Benfica, e que deveria ter expulso o Javi, Maxi, Fábio e provavelmente o Cardozo e que a nossa vitória foi pura SORTE.

Sinto-me feliz com esta vitória mas não me sinto eufórico.

Quem viu o Man Utd vs Liverpool e depois vê o derby, chega a uma conclusão: O futebol em Portugal é uma merda!

1 comentário:

  1. Como as coisas mudam em apenas 5 dias!! 3 feira o Cardozo foi assobiado por fazer um mau jogo...no domingo...e apesar de ter marcado 2 golos...houve ainda quem o criticasse por não ter marcado mais!! O tuga é mesmo um bicho estranho...nunca está satisfeito!! Se não marca é porque não marca...se marca 2...é porque devia ter marcado mais!! Vamos lá ver se os assobios acabaram para o cardozo!!

    ResponderEliminar