27 de agosto de 2012

Pormenores...

Já todos sabíamos que certos jornaleiros e junta-letras que trabalham na (des)informação desportiva pouco ou nada sabem do seu Código Deontológico, mas podiam dar-se ao trabalho de lerem o regulamento da principal competição futebolística nacional que tanto gostam de opinar. 

Vamos lá dar uma ajudinha aos "avençados" e dar uma vista de olhos ao Regulamento de Competições 2012-13 da LPFP:

Artigo 13.º
Desempate em caso de igualdade de pontos

1. Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que, no final das competições a disputar por pontos, se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a. Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b. Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d. Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e. Maior número de vitórias em toda a competição;
f. Maior número de golos marcados em toda a competição.

 

2. Se após a aplicação sucessiva dos critérios estabelecidos no número anterior ainda subsistir situação de igualdade, observar-se-á o seguinte critério de desempate:
a. Havendo apenas dois clubes empatados:
i. Realizar-se-á um jogo em campo neutro, a designar pela Comissão Executiva da Liga;
ii. Se, findo o tempo regulamentar do jogo, se mantiver o empate, proceder-se-á a um prolongamento de trinta minutos, dividido em duas partes de quinze minutos;
iii. Se, ainda assim, a situação de empate subsistir findo o tempo de prolongamento, apurar-se-á o vencedor através do sistema de marcação de pontapés de grande penalidade, de acordo com o previsto nas Leis do Jogo.
b. Tratando-se de mais de dois clubes em situação de igualdade:
i. Realizar-se-á uma competição a uma só volta, em campo neutro, para encontrar o vencedor;
Página 6 de 115
ii. Se, finda esta competição, não se encontrar o vencedor e ficarem duas ou mais equipas empatadas, proceder-se-á ao desempate de acordo com os critérios fixados no n.º 1 deste artigo.
 

3. Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1.
 

4. No caso previsto no número anterior, se depois de aplicados sucessivamente todos os critérios aí referidos dois ou mais clubes se mantiverem empatados atribuir-se-á a todos a mesma posição na tabela classificativa.

Classificação Oficial da LPFP:



Jornal A Bola (coincide com a LPFP):



Jornal O Jogo (SLB no 2º Lugar):



Jornal Record (SLB no 2º Lugar):



Site Mais Futebol (SLB no 3º Lugar):



Admirados!? Claro que não... Já estamos habituados a este "jornalismo"...

Se a lagartagem tiver que vencer hoje, então que aplique uma goleada de 10-0 para acalmar os "jornaleiros" que estão stressados por nos verem em 1º Lugar...

Sinceramente, o que importa é a nossa classificação no final do campeonato. Mas quando decidirem dar "entrevistas exclusiva", lembrem-se destes pormenores...

1 comentário:

  1. É inacreditável esta situação! E são pagos para isto! Por quem compra o jornal! Nem é preciso consultar o regulamento para ver que o Benfica é líder! Se fosse no jornal da minha terra, ainda se desculpava, mas não completamente!

    ResponderEliminar