29 de agosto de 2010

BENFICA vs V. Setúbal (3-0)

E assim acabamos o mês de Agosto tal e qual como o começámos: COM UMA VITÓRIA!!!

Desde cedo o Benfica impôs velocidade ao jogo por forma a que chegasse ao golo o mais rapidamente possível. Para alcançar esse objectivo, Jorge Jesus apostou num "11" extremamente ofensivo. Cardozo na frente do ataque, apoiado de perto pelo Saviola, com o Salvio na direita e Nico Gaítan na esquerda. Aimar foi o escolhido para jogar no meio mas um pouco mais recuado do que é habitual, e com o Javi nas suas costas a proteger a equipa de eventuais perdas de bola.

Logo aos 4 minutos de jogo o Benfica chega ao golo, por intermédio de Cardozo, que correspondeu com uma cabeçada certeira a um cruzamento do Nico.

Tudo corria bem com o Benfica a controlar por inteiro a partida, até que ao minuto 22 acontece (mais uma) falha defensiva inexplicável. Um péssimo atraso de bola do Maxi para o Júlio César originou um penalty e corresponde expulsão do nosso "keeper"...

Jorge Jesus teve que chamar o Roberto para a baliza e este entrou a substituir o Salvio.
E bendita a hora em que Roberto teve que mostrar as suas qualidades!!! Que grande defesa!!! E ainda por cima parou um remate executado por um jogador que nós não simpatizamos...

O Benfica continuava a liderar no marcador, mas ainda faltavam 70 minutos e muita coisa podia acontecer. O meu grande receio era se o Setúbal empatasse o jogo, nós não teríamos capacidade mental para conseguir alterar novamente o resultado a nosso favor...

Felizmente o Benfica apresentou nesses 70 minutos uma qualidade de jogo fantástica, sobretudo ao nível táctico. Houve momentos que parecia que era o Benfica que tinha mais um jogador em campo. O posicionamento dos jogadores era excelente, e poucos espaços eram concedidos. Mesmo assim, o Benfica conseguia construir jogadas de ataque apoiado, com o Aimar ao leme (e bem secundado pelo Nico).

Quase a terminar a 1ª parte, a nossa equipa dispôs de um canto "oferecido" pelos sadinos e chega ao 2º golo num cabeceamento eficaz do capitão Luisão. Foi o findar de uma primeira parte em que demonstrámos grande personalidade e enorme espírito colectivo.

A 2º parte foi a continuação daquilo que vimos nos primeiros 45 minutos. O Setúbal pouco ou nenhum perigo causou à nossa defesa e foi o Benfica que chegou novamente ao golo, desta vez por intermédio de Aimar que aproveita um mau alivio do Diego para introduzir a bola dentro da baliza.

Com esta vitória, o Benfica pode preparar com serenidade a integração dos novos reforços, como também treinar alguns aspectos tácticos, já que só voltaremos a jogar a 12 (!?) de Setembro frente ao Guimarães, no Minho.

Análise individual com a correspondente nota de "0 a 10":

- JÚLIO CÉSAR (4):
Estava a ter uma noite tranquila até ao momento em que recebe uma bola complicada vinda do Maxi e que na atrapalhação acaba por cometer grande penalidade e receber o inevitável cartão vermelho.
- MAXI PEREIRA (5):
Cometeu um erro que nos poderia ter custado a vitória. Nunca se passa uma bola "à queima" para o guarda-redes. Felizmente este lance não o afectou psicologicamente e acabou por efectuar uma boa exibição.
- LUISÃO (8):
Eis que voltou o Luisão a que todos nós estávamos habituados. Esteve intransponível na defesa e ainda fez um bonito golo na sequência de um canto.
- DAVID LUÍZ (7):
Bom jogo. Esteve muito forte nos duelos individuais e antecipou-se inúmeras vezes aos atacantes sadinos.
- FÁBIO COENTRÃO (7):
Esteve bem a defender, mas atacou pouco devido a estarmos a jogar com menos um elemento. Participou com uma "tabelinha" fantástica no lance do 3º golo encarnado.
- JAVI GARCIA (8):
Um dos melhores. Tacticamente esteve perfeito e só me lembro de uma falha quando ele efectuou um passe disparatado mas que ele próprio viria a recuperar a bola. Se o meio-campo atacante sadino não funcionou, isso deveu-se ao Javi.
- SALVIO (5):
Esteve pouco tempo em jogo e foi sacrificado para dar o lugar ao Roberto.
- NICO GAÍTAN (8):
Melhor jogo ao serviço do Benfica. Fez a assistência para o Cardozo no 1º golo e efectuou o cruzamento que o guarda-redes adversário acaba por não segurar a bola e que origina o 3º golo benfiquista. Mostrou um grande entendimento com o Aimar.
- AIMAR (8):
O melhor em campo. E que jogo fez o nosso Pablito!!! Fez a assistência para o 2º golo e foi o autor do 3º golo. Noite mágica!
- SAVIOLA (5):
Desinspirado. Foi substituído pelo Rúben por forma a dar mais consistência ao nosso meio-campo.
- CARDOZO (7):
Aos 4 minutos o Benfica já ganhava, graças a um excelente cabeceamento que não deu hipóteses ao Diego. Com a expulsão, o desempenho de Cardozo foi decaindo aos poucos, devido ao facto de estar desapoiado na frente do ataque. Mesmo assim trabalhou muito, ganhou várias vezes o duelo contra os defesas contrários e segurou a bola para que o apoio vindo do meio-campo se aproximasse do ataque.
- ROBERTO (8):
O momento do jogo foi da sua autoria! Defendeu um penalty e deu-nos pontos... De resto, teve uma noite tranquila.
- RÚBEN AMORIM (6):
Trouxe consistência ao nosso meio-campo. Realizou uma exibição muito positiva.
- CARLOS MARTINS (5):
Entrou bem no jogo e permitiu que o meio-campo continuasse com um rendimento bem acima da média.


Pequenas Observações:

Continuamos a cometer erros infantis na defesa.


O problema da nossa baliza não desapareceu com este resultado.

2 comentários:

  1. Finalmente acabámos com a malapata mas mesmo assim foi preciso haver "brincadeiras" pelo meio...A equipa anda azarada...Espero que tenha sido mesmo o ponto de viragem e só vai ajudar agora esta paragem para afinar agulhas!!!

    Sálvio pareceu-me bonzinho mas sem ritmo nenhum...

    Nota para o andebol que venceu os nojentos do norte. É sempre bom vencê-los!

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS!!

    Bakinho, o "puto" quer ir ter com as mulheres-bomba para Tel-Aviv..:) BORA??

    ResponderEliminar
  2. concordo com a análise feita daquilo que foi o jogo...só discordo mesmo do melhor em campo!! O Javi Garcia foi mesmo enorme...encheu o campo...e para mim foi sem dúvida o melhor em campo!! Mas também concordo que o Pablito esteve muitos furos acima do que já tinha feito nos jogos anteriores!! Mesmo com 10 não nos perdemos e o penalty defendido foi decisivo para a 1 de muitas goleadas que estão para vir!!

    Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar